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18/03/2022 - 08:46

Dasa e AstraZeneca se unem para lançar campanha nacional

De conscientização sobre doenças renais. Projeto vai testar mais de 1 milhão de hipertensos e diabéticos em todo o Brasil, os mais propensos a desenvolver doenças renais crônicas.

Neste mês do Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março, a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, e a AstraZeneca, multinacional biofarmacêutica, lançam a Campanha de Diagnóstico de Doença Renal Crônica (DRC). O projeto com apoio da AstraZeneca e execução da Dasa tem como meta testar mais de 1 milhão de pessoas em diversos estados brasileiros. A expectativa é detectar de 30 a 35% de novos casos de pacientes com problemas renais em estágio inicial e, com isso, ajudar a traçar estratégias que impeçam a evolução da doença.

A campanha visa identificar qualquer comprometimento das funções renais em um grau ainda leve em pacientes diabéticos e hipertensos, que são os mais vulneráveis, como explica o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana. —Quando a pressão arterial foge do valor ideal, os vasos sanguíneos sofrem lesões e, com o tempo, podem ficar mais espessos e rígidos. Nos rins, esse efeito resulta em perda da eficiência para filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos adequadamente. No caso do diabetes descontrolado, é o aumento da glicemia que danifica os vasos e acaba acarretando o mesmo efeito — afirma.

Apenas 5 a 10% dos pacientes que têm doenças renais crônicas sabem do problema antes de chegar em fases muito avançadas. —Doenças renais são silenciosas e, por isso, detectadas tardiamente. Qualquer comprometimento crônico do rim é irreversível, mas, com a detecção precoce, é possível evitar que a complicação evolua para diálise ou transplante. Antigamente, não tínhamos como tratar. Hoje em dia, já há tratamento, mas ele precisa ser feito precocemente —continua Campana.

A parceria entre Dasa e AstraZeneca busca identificar a porcentagem de pacientes com diabetes e hipertensão que já apresentam problema renal. —A Dasa oferece uma medicina cada vez mais preditiva, preventiva e personalizada e tem como proposta ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa. Uma campanha como essa nos permite traçar as melhores estratégias de cuidado para os nossos pacientes e ainda contribuir com informações para políticas públicas de atenção a um problema que afeta milhões de brasileiros —afirma Campana.

Para detectar problemas renais, será oferecida de forma gratuita nas unidades de diagnóstico da rede Dasa a dosagem de creatinina e microalbuminúria, coletadas por meio de sangue e de urina, respectivamente. A combinação desses dois indicadores permite avaliar a função renal. —É importante ressaltar que esse primeiro teste é uma triagem. Os pacientes que tiverem alteração nos exames serão orientados a discutir os resultados com seu médico e a refazer os exames após três meses para confirmar o diagnóstico —explica.

Para a Dasa, o projeto é também uma oportunidade de explorar as vantagens de ser o maior ecossistema de saúde integrada do Brasil. —Vamos realizar esta campanha utilizando nosso banco de dados para recrutamento e nossa capilaridade para realização de exames, além da possibilidade de acionar nossa telemedicina e auxiliar na navegação desses pacientes aos níveis de atenção necessários para um melhor acompanhamento clínico— afirma o diretor médico da Dasa, ressaltando a importância da detecção precoce. —É fundamental não só para o paciente como para os sistemas público e privado, já que reduz os gastos com a saúde —completa.

—Nosso papel é ir além do tratamento. Apoiar o diagnóstico precoce dos pacientes é fundamental para evitar a evolução de várias doenças, entre elas a doença renal crônica. Essa parceria com a Dasa beneficiará milhões de brasileiros— afirma a diretora Médica da AstraZeneca Brasil, Marina Belhaus.

A campanha se estende até fevereiro de 2023.

Quem pode participar? Para participar, basta ser maior de 18 anos, residente do Brasil e se autodeclarar diabético ou hipertenso sem diagnóstico prévio de doença renal crônica. É preciso preencher o cadastro no site do programa e se apresentar em uma das unidades Dasa participantes da campanha portando documento com foto.

Os locais participantes e mais informações em: https://diagnosticodoencarenal.dasa.com.br

Perfil — A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo.

Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas. | www.dasa.com.br.

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. | www.astrazeneca.com.br e, redes sociais.

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