Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2022 - 06:59

Atualização tecnológica de Itaipu trará desafios para manter a segurança cibernética


Análise foi feita durante painel realizado no dia 18 de março (sexta-feira), no último dia do XV Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica (Sepope), em Foz.

A atualização tecnológica pela qual passará Itaipu na próxima década vai trazer uma série de desafios, entre eles, um forte controle de segurança cibernética. A análise foi feita durante um painel no último dia do XV Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica (Sepope), na manhã do dia 18 de março (sexta-feira), em Foz do Iguaçu. O evento é organizado pelo Cigré-Brasil, com apoio institucional da Itaipu Binacional.

O painel “Novos desafios e Evolução Tecnológica em Geração, Transmissão e Distribuição” teve a mediação do diretor técnico executivo da Itaipu, David Krug. Participaram da conversa o superintendente de Engenharia da Itaipu, Bruno Marins Fontes; o head de Supervisão e Automação Digital da CTG Eletrosul, Pablo Humeres Flores; o diretor técnico do Cigré-Brasil, Iony Patriota e o professor Dorel Soares Ramos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Universidade de São Paulo (USP).

—O grande dilema do sistema elétrico é seguir as novas tecnologias na busca constante de ganho de eficiência, mas tomando cuidado com os novos sistemas de segurança cibernética que essas tecnologias trazem — disse Krug. “Seria muito mais fácil nos mantermos no mundo analógico, em que os problemas são mais físicos que digitais, mas a busca pela eficiência no setor elétrico traz esses desafios”.

Durante o painel, Bruno Fontes explicou que a atenção com a segurança cibernética está na concepção do projeto de atualização tecnológica da Itaipu. “Este cuidado existe na empresa desde quando foi lançado o sistema Scada, em 2002. Mas, agora, com esse salto tecnológico, a preocupação é ainda maior”, afirmou.

Bruno fez um panorama histórico da digitalização da área industrial de Itaipu, que teve como grande marco justamente a implantação do sistema Scada, em 2002, responsável pela operação da usina. Em 2006, as duas novas unidades geradoras (UGs) instaladas já traziam sistemas mais modernos. E, em 2010, o sistema Matrix modernizou o monitoramento das unidades geradoras.

De acordo com ele, a atualização tecnológica será feita com a responsabilidade de gerar o mínimo impacto na produção de energia. A atividade também vai exigir uma equipe multidisciplinar que vai evoluir junto com a atualização, assim como os processos internos da área técnica. “O ciclo de vida dos sistemas digitais é bastante curto se comparado às tecnologias tradicionais”, acrescentou, “por isso, já prevemos novas atualizações no futuro e que elas sejam feitas de forma mais suave.”

Novos desafios — Durante o painel, o professor Dorel Soares Ramos comentou sobre as tendências para o sistema elétrico, como a descentralização, com a possibilidade de os consumidores produzirem energia; a digitalização, que vai trazer automação e melhoria dos processos, e a descarbonização, com uma matriz elétrica cada vez mais limpa e renovável. “Este novo cenário traz demandas, como, por exemplo, a criação de novas técnicas para prever a produção de energia”, avaliou.

Pablo Flores avaliou a digitalização na transmissão da energia e que, em um horizonte de cinco anos, a empresa não venceria mais licitações adotando a solução convencional. “A Eletrosul precisou se preparar para este novo cenário. Invariavelmente, fomos forçados a adotar a digitalização”, resumiu. Foi criado, então, o Grupo de Trabalho Subestação Digital da Eletrosul, como uma série de funções como avaliar as tecnologias envolvidas, implementar projetos pilotos, entre outras.

Para finalizar o painel, Iony Patriota listou os principais desafios do setor elétrico para os próximos anos e avaliou: “Não sabemos se é a evolução tecnológica que afeta o setor elétrico, fazendo que ele se adapte, ou se é o setor elétrico que traz novas demandas e incentiva a evolução tecnológica.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira