Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2022 - 08:26

Neoenergia comercializa em 2021 mais de 11 TWh e 5,2 milhões de I-RECs

Com valorização da energia limpa no mercado, comercializadora está em crescimento no país apostando em investimento em fontes renováveis.

A Neoenergia é pioneira na transição energética no Brasil e as energias renováveis são protagonistas na expansão da comercializadora da companhia. A empresa vendeu, em 2021, mais de 11 TWh diretamente para clientes finais no mercado livre, para o ano corrente bem como nos próximos anos. Esse volume de energia equivale ao consumo de um estado como o Ceará em um período de quase um ano e representa um aumento de 60% em relação a 2020.

Além dos contratos mais corriqueiros no mercado livre, com duração de um a cinco anos, a estratégia de crescimento também passa pelos acordos denominados por PPAs (no inglês, Power Purchase Agreement), um modelo a longo prazo que tem entre as suas vantagens a possibilidade de garantia de que a energia é proveniente de fonte limpa, além de flexibilidade, segurança e mais economia, uma vez que os preços são prefixados. O volume desses contratos alcançou 7,55 TW, 828% mais do que em 2020.

— Os consumidores estão cada vez mais atentos à compra de energia limpa como um vetor de geração de valor. E esse é o nosso foco. Atuamos para expandir ainda mais a nossa carteira de projetos eólicos e solares, com um plano estratégico de investimentos de longo prazo. A assinatura de contratos de longo prazo compõe esta estratégia — diz o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.

Um exemplo disso foi o contrato firmado em 2020 com a Claro, que vendeu 20% da energia gerada durante toda a vida útil do Complexo Solar Luzia (PB), viabilizando o projeto. O empreendimento marca a estreia da Neoenergia na geração fotovoltaica de grande porte e teve a sua construção iniciada em 2021, com previsão de início da operação comercial este ano. A potência será de 149,3 MWdc, o suficiente para abastecer cerca de 100 mil residências. Toda a energia gerada nas usinas será destinada ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), demonstrando a nova estratégia da companhia na liberalização do mercado brasileiro.

Em 2021, a Neoenergia fechou um contrato com a Âmbar, braço de energia do grupo J&F, que inclui empresas como JBS, Eldorado Brasil Celulose, Flora, PicPay e Banco Original. Pelo acordo, também no modelo PPA, serão acessados 30MWm de energia renovável por dez anos, a partir de 2023.

A energia contratada será proveniente dos dois novos complexos eólicos no Nordeste, que somam mais de 1 GW de capacidade instalada. A Neoenergia acelerou as entregas e iniciou a operação de parte do parque Chafariz, na Paraíba, ainda no segundo semestre de 2021. Em Oitis (PI e BA), que terá 96% da sua energia destinada ao mercado livre, a montagem dos aerogeradores foi iniciada e a expectativa é de que a operação comercial dos parques comece este ano.

No ano passado, o número de unidades consumidoras que serão atendidas com a energia comercializada ultrapassou 750, o que representa um aumento de 52% em relação a 2020. A empresa tem, além disso, 134 clientes de gestão de energia.

Energias certificadas — Em 2021, a Neoenergia ampliou os serviços oferecidos e passou a comercializar Certificados de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês). Estes certificados são uma forma amplamente aceita no mercado financeiro global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE), podendo ser reportados junto a índices de sustentabilidade de Bolsas de Valores. Cada MWh gerado por uma usina de energia limpa cadastrada equivale a 1 I-REC. A Neoenergia possui parques eólicos credenciados pelo Instituto Totum, responsável pelo sistema no Brasil. No primeiro ano, foram vendidos cerca de 5,2 milhões, para clientes como a Natura.

Expansão — O crescimento da comercializadora da Neonergia é demonstrado também no aumento do número de colaboradores. Houve um acréscimo de aproximadamente 80% de profissionais nos últimos dois anos, período em que a empresa intensificou a sua participação no mercado livre. A empresa atende a todo o país com escritórios em São Paulo, Salvador, Recife, Natal, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Votuporanga. A Neoenergia é a oitava maior comercializadora do país para clientes finais.

Em 2021, a companhia conseguiu conquistar a recomendação de certificação ISO 37001, que atesta a adoção de um sistema de gestão antissuborno, reforçando a integridade da empresa no combate a atos ilícitos e fortalecimento da cultura antissuborno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira