Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2022 - 09:01

Curso de Tecnologia da Cachaça de Alambique


Pós na Universidade de Lavras (MG) abre inscrições.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu inscrições para o curso de pós-graduação latu sensu em Tecnologia da Cachaça de Alambique. É uma bela chance para o profissional de cachaça adquirir conhecimentos avançados sobre nosso destilado e se tornar um especialista certificado por um dos mais importantes centros de conhecimento sobre a cachaça do país.

A coordenação do curso é da professora Maria das Graças Cardoso, do Departamento de Química da UFLA, uma das mais destacadas e ativas pesquisadoras do nosso destilado.

O curso chegou a ser lançado no ano passado, mas, em meio aos desdobramentos da pandemia, acabou não emplacando. Nada que esmoreça o entusiasmo da coordenadora. Graça, como é conhecida no mundo da cachaça, ressalta que a proposta é formar “profissionais com conhecimento aprofundado” e “capacidade para transferir esse conhecimento”.

O curso combina ensino à distância com um período de nove dias consecutivos dedicados a trabalho em laboratório e aulas práticas em Lavras, que fica na confluência entre o Sul e o Oeste de Minas Gerais.

A duração do curso dá a dimensão do aprofundamento dos conteúdos, que passa por todas as etapas da cadeia produtiva. São 15 meses, com aulas semanais (videoaulas e material impresso).

Segundo a apresentação do curso, ao final desse período, o profissional será capaz de:

. Explorar economicamente a cultura da cana-de-açúcar para a produção de cachaça;

. Elaborar projetos economicamente viáveis necessários à implantação de um alambique para a produção de cachaça;

. Gerenciar todo o processamento da produção de cachaça e identificar e controlar os pontos críticos do processo de fabricação de cachaça;

. Aplicar as boas práticas de fabricação da cachaça de alambique;

. Aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de cachaça.

Ou seja, o curso transforma o aluno – seja ele estudante, pesquisador, produtor, profissional técnico ou interessado em cachaça de modo geral – em um cachaceiro capaz de lidar com o cultivo de cana, projetar e a administrar um alambique, compreender aspectos regulatórios e comerciais do negócio e ainda analisar sensorialmente o produto final. Não é pouca coisa!

São ao todo 390 horas/aula e mais 30 para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Especialista em Tecnologia da Cachaça de Alambique — Entre as disciplinas que exploram os conhecimentos citados acima – como fermentação, destilação, armazenamento e cultura da cana — há outras que avançam para temas correlatos interessantes, como Aproveitamento de Resíduos e Desenvolvimento de Novos Produtos. São conhecimentos que podem fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento cachaceiro.

O corpo docente é formado, sobretudo, por profissionais da UFLA. A professora Graça é uma das encarregadas da disciplina Processo de Destilação/ Componentes Secundários e Contaminantes da Cachaça.

A previsão para o início das aulas é 09 de agosto. As inscrições já podem ser feitas pelo site da UFLA: https://bit.ly/370kaGa e se encerram em julho.

O investimento para o curso é robusto, mas compatível com a amplitude e profundidade do conteúdo oferecido: 15 x R$ 765, com taxa de inscrição de R$ 60.

Ao fim do curso, o aluno receberá um certificado de Especialização Lato Sensu em Tecnologia da Cachaça de Alambique. —Estamos trabalhando muito para que esse curso se torne permanente e assim possa colaborar no desenvolvimento do setor— completa Graça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira