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05/06/2008 - 10:37

Área de Inteligência de Mercado se consolida nas empresas

Segundo pesquisa, mais de 72% das empresas possuem profissionais dedicados a estas ações.

A pesquisa "Panorama da Aplicação da Inteligência de Mercado no Brasil - Cenário 2007" , realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) - entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp) - entrevistou 112 empresas, das quais 61% são pertencentes ao mercado nacional.

Um dos principais resultados observados foi o grande número de empresas que desenvolvem ações de Inteligência. De acordo com a análise, 72% das empresas contam com, no mínimo, um profissional dedicado a esta prática.

"Este resultado consolida o processo de crescimento da área de IM nas empresas, surgindo a necessidade de profissionais bem preparados para executar as tarefas com supremacia", explica o presidente do Ibramerc, Robson Alberoni.

Questionados sobre quais os principais clientes internos, 40% dos entrevistados apontaram o Marketing e Vendas como os departamentos que mais utilizam os resultados produzidos pela IM. As áreas de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios obtiveram 36% das indicações e os departamentos de Tecnologia, Produto e P&D foram mencionados por 13% das empresas.

Outro ponto que mereceu destaque foi a importância dada aos investimentos. Mais de 35% dos entrevistados responderam que terão um aumento significativo para os próximos cinco anos. Cerca de 50% obterão um aumento moderado e apenas 14% irão manter sua cota.

"As empresas nacionais estão se estruturando para a competição globalizada.

Não existem mais fronteiras. A Inteligência de Mercado colabora para a criação da visão e da competição no futuro", analisa Alberoni.

Sobre as principais práticas de IM já realizadas, 86% das indicações foram para a análise do crescimento do mercado, 80% para análise potencial de tendências, participação e desempenho e 79% para mensuração do mercado. Questionados sobre as ações que ainda pretendem realizar, o CRM foi a prática mais mencionada pelas empresas, com 58% das indicações.

Dentre os principais benefícios mencionados, 26% apostam na melhoria da qualidade de informação usada para a tomada de decisão, 22% na tomada de decisão mais rápida, 16% em uma identificação mais clara de oportunidades e ameaças e 10% em uma melhor disseminação interna de informação.

Perfil do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado – Ibramerc: O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) tem como objetivo principal propiciar as mais diversificadas e atuais informações, discussões e conhecimentos sobre Inteligência de Mercado, buscando a valorização deste processo. O Instituto entende que sua principal responsabilidade é disponibilizar os subsídios necessários ao profissional de IM, Marketing e Vendas, contribuindo diretamente para a evolução de seus negócios. | www.Ibramerc.org.br

Perfil da Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo – Febracorp: Em função do amplo crescimento consolidado nos últimos cinco anos, a ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business) está reestruturando seu escopo de atuação. Para que as atividades exercidas possam ganhar mais foco, foi criada a Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp), cujo papel é englobar institutos que tratam de temas considerados emergentes e estratégicos.

A Febracorp tem como missão ser uma entidade sólida e estruturada com foco em educação e nas necessidades iminentes do mercado e da sociedade, ajudando no desenvolvimento do Brasil. Dentre as ações, destacam-se: oferecimento de programas de educação para as empresas, desenvolvimento de capital humano, promoção da integração corporativa e dos negócios e exercendo o papel sócio-pólitico-econômico como formador de opinião.

Hoje, ela engloba o Instituto Nacional dos Executivos de Suprimentos, Instituto Brasileiro de Supply Chain, Associação Brasileira de e-business, Conselho Privado da Nota Fiscal Eletrônica, Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado e Instituto de Comunicação e Negócios Interativos. | www.febracorp.org.br

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