Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2022 - 09:29

Programação do “Tríduo Pascal” com Arcebispo do Rio de Janeiro


O Arcebispo Metropolitano do Rio, Dom Orani João, Cardeal Tempesta, celebrará nos dias 14, 15, 16 e 17 de abril (quinta, sexta, sábado e domingo), na Catedral Metropolitana do Rio. O Tríduo Pascal, que começará na Quinta-feira Santa e terminará no Domingo de Páscoa.

No dia 19 de abril (terça-feira), às 12 horas, acontecerá na Catedral Metropolitana uma ação social para a população em situação de rua.

Programação: .Quinta-feira Santa , dia 14 de abril, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro: 9 horas — Missa do Crisma (também conhecida como “Missa da benção dos Santos Óleos”). Nesta celebração, o Arcebispo abençoará os óleos do sacramento da Crisma, dos Catecúmenos (batismo) e da Unção dos Enfermos. Estes óleos serão utilizados nas 1113 igrejas (paróquias, oratórios e capelas) na cidade do Rio de Janeiro. Nesta ocasião também, todos os padres da Arquidiocese do Rio deverão concelebrarem com o Cardeal e bispos auxiliares, renovando suas promessas sacerdotais. Ao final da cerimônia, os Santos Óleos -— Crisma, Catecúmenos (batismo) e Unção dos Enfermos, serão distribuído as paróquias para que sejam utilizados nos respectivos sacramentos, até a Quinta- Feira Santa do ano seguinte, ou seja, em 2023.

18 horas— Missa da Ceia do Senhor, com rito de “Lava-pés”. Nesta celebração se fará memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Com esta cerimônia a Igreja iniciará oficialmente o Tríduo Pascal. No rito de “Lava-pés”, o Arcebispo lavará os pés de 12 professores (seis homens e seis mulheres), recordando a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2022, que aborda o tema da educação — “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26). Os professores estarão vestidos com camisas brancas.

. Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, na Catedral Metropolitana e Arcos da Lapa : . Catedral Metropolitana - 15 horas — A cerimônia na Catedral começará às 15 horas, com a solene liturgia da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (paixão e morte). Esse é o único dia do ano em que não se celebra missa em nenhuma igreja do mundo. No início desta celebração, o Arcebispo se prostrará no chão da Catedral, depois seguirá toda liturgia com o relato da paixão de Cristo. Em seguida, após a “oração universal”, será apresentada a cruz ao arcebispo, que conduzirá a “Adoração da Cruz”.

. Avenida Chile, Centro do Rio de Janeiro: .Arcos da Lapa, por volta das 18h30, o “Auto da Paixão de Cristo” - Após a celebração na Catedral, seguiremos com uma procissão, passando pelos Arcos da Lapa, onde a Fundação Cesgranrio realizará o “Auto da Paixão de Cristo”. Neste local o Arcebispo fará uma parada para assistir o auto e dar a benção final.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal , dia 16 de abril, no Seminário São José (Rio Cumprido) e Catedral Metropolitana: 9 horas — Seminário São José, ‘Ofício das Leituras’ (oração por meio de salmos), que acontecerá no Seminário Arquidiocesano de São José na Rua Paulo de Frontin, no Rio Cumprido.

18 horas — Catedral Metropolitana - Solene Vigília Pascal - Para o cristão é um período de silêncio e que indica que todos estão à espera da ressurreição de Jesus. A celebração da vigília será iniciada na parte externa da Catedral, com a Bênção do Fogo, de onde será retirada uma chama com a qual o Arcebispo do Rio irá acender o Círio Pascal (vela de 1 metro), que simboliza Cristo Ressuscitado. A Vigília prossegue depois para o interior do templo, com o canto do anúncio da Ressurreição, a renovação das promessas batismais, seguida da Missa Solene, com duração aproximada de 2h.

Domingo de Páscoa, dia 17 de abril, na Catedral Metropolitana: 10 horas, na Catedral Metropolitana, a igreja celebrará a missa da Ressurreição de Jesus.

. Terça-feira, dia 19 de abril, na Catedral Metropolitana: 12 horas, haverá uma ação social promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro na Catedral Metropolitana. O Arcebispo abençoará as refeições que serão distribuídas a população em situação de rua.

Tríduo Pascal — O Tríduo Pascal envolve três momentos em uma única celebração: Quinta-feira Santa - “Começamos com a celebração da Ceia Pascal, na quinta-feira à noite, em que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”.

Sexta-feira da Paixão, “Depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências, eis que, na sexta-feira, nós celebramos este rito sóbrio de uma intensíssima espiritualidade da morte do Senhor. Naquele dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue”.

Sábado Santo — “Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo”.

Campanha da Fraternidade -— A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha.

Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3); . Prostrar-se — o mesmo que deitar; . Círio Pascal — Vela de aproximadamente 1 metro, que representa Jesus Cristo, luz do mundo. Esta vela após 50 dias depois do domingo de páscoa, será utilizada nos batismos e rituais de funerais realizados dentro das igrejas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira