Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2008 - 10:59

Banco Central adota SiteSeeing para monitoramento do Selic

São Paulo - O Banco Central do Brasil, responsável pela administração do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic, em parceria com a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), adotou o SiteSeeing para medir o tempo de resposta e a disponibilidade da Interface Operacional do Selic – IOS - e do Sistema Oferta Pública Formal Eletrônica, Ofpub, que é o módulo complementar do Selic para processamento dos leilões formais de títulos públicos. Por se tratar de um dos mais sofisticados sistemas eletrônicos de registro de títulos públicos, a administração do Selic está sempre em busca de novas e seguras soluções para auxiliar na manutenção e eficiência de seus sistemas.

“Desde que o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros entrou em operação, em abril de 2002, nosso desafio é manter altos índices de disponibilidade do Selic, afinal estamos falando em registro de negociações de títulos públicos, com liquidação em tempo real”, explica Celso Tirre, gerente de TI da Andima. De acordo com ele, para incrementar o atendimento aos usuários que, na grande maioria, são as instituições financeiras, o Banco Central decidiu estabelecer níveis de serviços em várias instâncias. “Sentimos a necessidade de fazer medições nos sistemas em relação à disponibilidade e tempo de resposta do ponto de vista do usuário”, conta.

Para essa tarefa, a Andima, na qualidade de parceira do Banco Central para otimização da infra-estrutura de TI, escolheu o SiteSeeing, uma solução capaz de medir o tempo de resposta e a disponibilidade como se fosse o próprio usuário, usando a RTM – Rede Nacional de Telecomunicações como meio de acesso. Com essa iniciativa, estabeleceu SLAs e deu aos usuários parâmetros de qualidade. As medições são feitas diariamente através do SiteSeeing e comparadas com os valores estabelecidos em SLAs.

“O SiteSeeing nos deu ferramental para montar uma base de dados capaz de nos suprir com números e argumentos. Agora conseguimos identificar onde estão os gargalos e até ajudar a solucionar as questões pertinentes aos clientes”, afirma Tirre.

Auxílio na migração - Todo gerente de TI sabe a dor de cabeça que pode advir da migração de sistemas estáveis para uma nova versão. Celso Tirré explica que o software SiteSeeing trouxe benefícios adicionais: “O SiteSeeing tem nos ajudado, não somente nas medições, mas na implantação de novos sistemas, novas versões. Em novembro do ano passado, por exemplo, colocamos no ar a nova versão do Ofpub e com o SiteSeeing conseguimos monitorar a disponibilidade e o tempo de resposta da aplicação”, revela.

O gerente destaca, principalmente, a ajuda da solução quando o Banco Central optou pelo downsizing. “O SiteSeeing nos ajudou na migração do mainframe Unisys para a baixa plataforma. Graças à sua capacidade de checar os sistemas com tranqüilidade e transparência, conseguimos medir e comparar minuto a minuto o sistema antigo com o novo. Houve um período de transição em que monitoramos os dois ambientes, produção antigo e homologação novo, validando os tempos de acesso e sabíamos exatamente como o sistema estava se comportando. Tomamos o pulso da instalação e tudo foi transparente para o usuário”, descreve Tirré.

Perfil da Andima: A Andima – Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro é uma entidade civil sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional, com ênfase no mercado de títulos de renda fixa. Criada em 1971, atuou sempre em parceria com os principais agentes do setor: de um lado, as autoridades da área econômica, representadas pelo Banco Central; de outro, as instituições e demais associações da área financeira. A primeira parceria resultou, em 1979, no Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, um dos mais modernos e sofisticados sistemas eletrônicos de registro de títulos públicos do mundo. Nele, são registradas as operações que definem a taxa básica de juros, a Taxa Selic, utilizada como referência por todo o mercado. Já a segunda parceria deu origem, em 1986, à CETIP, entidade de padrão internacional voltada à negociação de títulos privados. Ambos os sistemas garantem segurança, transparência e agilidade às operações financeiras realizadas no Brasil. O sucesso obtido com Selic e CETIP levou à criação, no final dos anos 90, da RTM - Rede de Telecomunicações para o Mercado, uma rede de tecnologia multimídia que interliga mais de 500 instituições financeiras e provedores de informações, via canais exclusivos de fibra ótica, pelos quais trafegam dados, voz e imagens em alta velocidade. Hoje, em consórcio formado com a Embratel, a RTM opera como uma das redes responsáveis pela comunicação do SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Perfil da Resource SiteSeeing - A Resource SiteSeeing é uma empresa brasileira especializada em soluções para o gerenciamento da qualidade dos serviços eletrônicos. Pertencente ao Grupo Resource, foi fundada em 2001 para fomentar a comercialização e o desenvolvimento do produto SiteSeeing, uma solução criada na fábrica de software do Grupo Resource. Seus diversos módulos medem o tempo de resposta, gerenciam a disponibilidade e monitoram os níveis de serviço estabelecidos (SLA) de qualquer aplicação de negócio. A ferramenta já é utilizada por dezenas de clientes corporativos no Brasil e conta com uma implementação nos EUA. | www.siteseeing.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira