Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2008 - 10:59

Indústria bancária da América Latina deve atrair mais investimento, de acordo com novo relatório do Economist Intelligence Unit

São Paulo - Apesar do tumulto financeiro, a indústria bancária da América Latina deve atrair volumes maiores de investimento, de acordo com um relatório recém-publicado do Economist Intelligence Unit, patrocinado pela MasterCard Worldwide América Latina & Caribe.

De fato, a grande maioria de executivos globais pesquisados espera uma participação maior de receitas da América Latina nos próximos cinco anos. Essa tendência foi especialmente prevalente entre executivos da América do Norte. Hoje, 61% dizem que a região representa menos de 10% das suas receitas. Mas, indagados sobre seus planos nos próximos cinco anos, apenas 23% esperam uma participação tão pequena das suas receitas, de acordo com Globalização alavanca a indústria bancária da América Latina, um estudo do Economist Intelligence Unit.

De acordo com uma pesquisa de 208 executivos da área de serviços financeiros no mundo inteiro, a economia global deve ter um impacto maior nas operações das empresas a médio prazo, que as operações locais. O principal risco nesse cenário é o impacto da turbulência do mercado financeiro internacional nessa região. Embora percebida como tão vulnerável quantos outros mercados emergentes, a América Latina também é considerada mais forte que em épocas passadas, um sinal de maior confiança nessa região entre investidores.

“A indústria bancária da América Latina ainda é relativamente subdesenvolvida”, disse Kim Andreasson, editor sênior de Pesquisa de Indústria e Gestão do Economist Intelligence Unit. “De acordo com o estudo, as instituições financeiras internacionais buscam maneiras de se capitalizar através da expansão das suas operações naquela região.”

“A importância da região da América Latina para o comércio global está crescendo. Mas, a oportunidade de desenvolver a indústria de serviços financeiros ainda é muito grande”, disse Richard Hartzell, presidente da MasterCard Worldwide América Latina & Caribe. “Esse e outros fatores importantes para o desenvolvimento futuro da região são focados nos resultados do estudo do EIU e podem proporcionar uma visão melhor da região para empresas interessadas em investir na América Latina, entre as quais as empresas da indústria de pagamentos.”

O estudo também revela que: O interesse na região deve vir principalmente da América do Norte (de acordo com 52% dos pesquisados). Além disso, a percepção das marcas de bancos estrangeiros na América Latina é positiva, em geral, de acordo com 88% dos pesquisados na América do Sul. Assim, o risco de rejeição entre consumidores deve ser menor se houver aquisições por empresas estrangeiras.

O Brasil, o México e a Argentina são os mercados mais atraentes da região. Entre todas as pessoas pesquisadas, o Brasil é claramente a preferência para investimento (71%), seguido por México (43%) e Argentina (38%). Mas, executivos baseados na América do Norte preferem investir no México (58%) em vez do Brasil (53%) e Argentina (24%). Do outro lado, uma grande proporção de executivos da Europa Ocidental selecionou o Brasil como a sua prioridade (77%).

Competição deve ser maior entre bancos de varejo. O desenvolvimento econômico da região desencadeou uma expansão do mercado de consumo, hoje alvo das instituições financeiras e de crédito. De acordo com a pesquisa, mais de um quarto (27%) esperam mais concorrência no setor bancário de varejo, comparado com 17% entre bancos de investimento, 15% entre serviços bancários empresariais e 12% no setor de financiamento para consumidores e cartões. | www.eiu.com/sponsor/MasterCard/LatinAmericaBankingWinds/

Perfil - Globalização alavanca a indústria bancária da América Latina é um boletim informativo do Economist Intelligence Unit, patrocinado pela MasterCard. Em outubro de 2007, o Economist Intelligence Unit pesquisou 208 executivos da indústria de serviços financeiros para avaliar o impacto da globalização na indústria bancária da América Latina. As pessoas entrevistadas incluem representantes de instituições financeiras ativas na América Latina. E foram selecionadas de várias regiões, dentre as quais a América do Sul (23%), América do Norte (22%), Europa (27% - inclui a Europa Oriental e a Comunidade de Estados Independentes –CIS), Ásia-Pacífico (23%) além do Oriente Médio e África (5%). Dentre os pesquisados, 66% trabalham para instituições com menos de 1.000 funcionários, enquanto 12% trabalham em instituições com mais de 10.000 empregados. Mais de um terço (36%) são funcionários de organizações com menos de US$ 1 bilhão em ativos globais, enquanto 23% trabalham para instituições com mais de US$ 500 bilhões em ativos. Cerca de 59% dos respondentes se descreveram como membros de conselho, executivos de alto escalão ou vice-presidentes. O estudo quantitativo foi subsidiado por três entrevistas com profissionais do setor bancário na região. Sobre o Economist Intelligence Unit

O Economist Intelligence Unit é o braço de informações empresariais do Grupo The Economist, editora de The Economist. A nossa rede global de mais de 650 analistas e colaboradores está constantemente avaliando e prevendo condições políticas, econômicas e empresariais em 200 países. Como a maior fonte de inteligência sobre países, apoiamos executivos nas suas decisões empresariais por meio da nossa análise pontual, confiável e imparcial de tendências de mercado globais e estratégias de negócios.

Perfil da MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando mais de 18 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras.A MasterCard atende consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®. | www.mastercard.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira