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05/06/2008 - 11:06

As 7 fases do planejamento

Muitos empresários têm o costume de não levar o planejamento estratégico à sério e isso faz com que as empresas caminhem “à toque de caixa”, ou seja, resolvendo os problemas conforme eles aparecem. Ao longo dos mais de 18 anos em que me encontro à frente da Petink, empresa especializada em comunicação visual e impressão de grandes formatos, percebi que só um planejamento bem estruturado nos permite alcançar os objetivos desejados, de maneira efetiva.

Mesmo fazendo parte do nosso dia-a-dia, poucas vezes paramos para pensar no que realmente significa a palavra planejamento. Creio que todos podem dar uma definição, mas poucas pessoas realmente compreendem a grandeza do significado inserido nessa palavra. Com o passar do tempo e a experiência adquirida, posso apontar duas boas definições para planejamento, que se complementam: pensar antes de agir e prever o futuro para concretizá-lo da maneira que desejamos.

Para uma empresa, é imprescindível ter uma linha de ação pré-definida, não deixando que os problemas surjam sempre na última hora. Pelo contrário: quando temos em mente aquilo que vamos fazer, os problemas de última hora tendem a ser mínimos. Você pode pensar: “As coisas não costumam sair exatamente como idealizamos e, por isso, sempre teremos imprevistos”. Isso é verdade, mas para quem planeja, existe a vantagem de se ter o famoso plano B, ou seja, uma saída previamente estabelecida.

No início da Petink, poucas coisas eram planejadas e coincidentemente não existia um crescimento sólido dos negócios da empresa. Após buscar mais informações sobre planejamento e sobre como colocar em prática algo que pode parecer muito longe da realidade, consegui dar um novo rumo para a empresa. Hoje, acabamos de nos mudar para uma sede que é quatro vezes maior do que o antiga.

Para realizar um planejamento com sucesso, devemos seguir os seguintes passos: Analisar a situação atual dos negócios para descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento;

Determinar os objetivos e definir com clareza aquilo que pretendemos atingir. Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los;

Identificar os públicos para sabermos com quem iremos lidar. Para aumentar sua produção, por exemplo, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo;

Definir estratégias e pôr no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos. Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido;

Estabelecer recursos para sabermos o que temos à nossa disposição para a concretização de nosso projeto. Nesse ponto, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos;

Implementar e operacionalizar as estratégias definidas anteriormente, ou seja, dar vida ao projeto. Com base nas informações levantadas nas outras fases, é chegada a hora de “colocar a mão na massa”;

Controle e a avaliação é a fase em que levantamos todos os pontos positivos, os negativos e o quanto de nossos objetivos iniciais foram alcançados. Esse feedback vai servir como uma bússola, para nortear os próximos passos da empresa.

. Por: Lourival Mariano, diretor, há 18 anos, da Petink, empresa especializada em impressões de grandes formatos. Para mais informações: www.petink.com.br

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