Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2022 - 08:11

Volume de Debêntures emitidas registra queda de 18% no 1T22

No primeiro trimestre foram emitidas 86 séries, com valor total de BRL 43,1bilhões. Apesar da queda no número de séries, valor financeiro registra aumento de 38,7%. O setor de Serviços Financeiros lidera lista de séries emitidas. O setor de Infraestrutura de Transportes lidera lista de valor emitido, totalizando BRL 5,5bilhões.

O mercado de debêntures brasileiro registrou um total de 86 séries e movimentou BRL 43,1bilhões no primeiro trimestre, de acordo com o relatório trimestral do Transactional Track Record.

Esses números representam uma queda de 18% no número de operações em relação ao mesmo período de 2021. Do total de séries, 17,5% são debêntures incentivadas.

Apesar da queda no volume de séries emitidas, o valor total das operações foi de BRL 43,1 bilhões, superando o primeiro trimestre do ano anterior, com alta de 38,7%: Debenture BR 1Q22 — Valor total em BRL emitido e volume total de séries emitidas por trimestre, de 2020 à 2022.

O setor de Serviços Financeiros foi o mais ativo no período, com um total de 10 séries emitidas, representando uma diminuição de 37,5% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Transmissão e Distribuição de Energia, com oito séries emitidas.

Garantias e Perfil de indexação — Foi observado no primeiro trimestre de 2022 que 67% das séries emitidas possuem garantia do tipo quirografária, e apenas 33% garantia real. Além disso, o principal indexador utilizado para remunerar os debenturistas no trimestre foi a taxa DI, seguido do IPCA, correspondendo 73% e 26% do total de operações, respectivamente.

Comparação anual — Como descrito anteriormente, podemos observar um aumento considerável no valor financeiro gerado na comparação mês a mês no que se refere ao primeiro trimestre de 2021. Ou seja, apesar da diminuição na emissão de séries, foram emitidas séries mais robustas nesse primeiro trimestre de 2022.

Vencimentos — Neste trimestre ocorreram o vencimento de 53 séries, representando um total de BRL 7,31bi, com destaques para os setores de Distribuição e Transmissão de Energia, Telecomunicações e de Transportes, que juntos somam BRL 4,21bi, 57,6% do total de dívida maturada.

Emissão em destaque — A operação destacada pelo TTR no primeiro trimestre de 2022 foi a 11ª emissão pública de debêntures, com esforços restritos, não conversíveis em ações, pela Claro S.A, no valor de BRL 4,25bilhões, sendo a maior emissão do trimestre e a maior já realizada pela empresa até então.

O título, de código BCPSA1, foi emitido em única série e tem como características a remuneração de 1,40% + DI, pagamento de cupons semestrais, garantia quirografária e um prazo de dois anos, atingindo sua maturidade em 28 de março de 2024.

A empresa ainda anuncia em sua escritura que ‘’os recursos obtidos com a emissão serão integralmente utilizados para promover o refinanciamento de dívida e capital de giro da companhia’’.

Rankings — O relatório publica os rankings de assessoria jurídica, dealmakers, dos coordenadores líderes e dos agentes fiduciários nos três primeiros meses de 2022 , onde a atividade dos assessores é reportada pelo número de operações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores jurídicos, o Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados lidera por número de operações e em valor, com total de onze emissões, totalizando BRL 11,5bilhões.

No que se refere ao ranking de dealmarkers, Eduardo Kuhlmann Abrantes (Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados) lidera por número de operações, com quatro atuações. Em valor, lidera Fernando de Melo Gomes (Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados) contabilizando um total de BRL 3,4bilhões.

Já no ranking de Agentes Fiduciários, por número de operações, temos a liderança da Vórtx, com 51 emissões. Em valor, lidera a Pentágono DTVM, com um total de BRL 21,9bilhões.

No ranking de Coordenadores Líderes, o Banco Itaú BBA fica com o primeiro lugar em número de operações e valor, participando de 25 emissões e com valor total de BRL 18,9bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira