Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2008 - 08:31

Programa Futuro em Nossas Mãos tem início com aula especial promovida pela Votorantim

Com a parceria da ACB/RJ, programa vai capacitar 50 jovens da Vila do João.

A Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim em parceria com a Ação Comunitária do Brasil/RJ realizaram a aula inaugural do Programa Futuro em Nossas Mãos, no dia 4 de junho. O evento, realizado no Guanabara Palace Hotel, contou com a participação de representantes das entidades parceiras do programa no Rio de Janeiro e com os jovens selecionados para o curso de formação.

O Futuro em Nossas Mãos qualifica profissionalmente jovens entre 18 e 24 anos para o mercado de trabalho da construção civil. O programa é resultado da cooperação estratégica entre a Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim. Existe desde 2003, e já formou mais de 8 mil pessoas em todas as regiões do País. Francisco Carlos Silveira, gerente de Planejamento e gestor do programa, destacou para os jovens a importância de não perder a oportunidade de capacitação oferecida.

- Sinto que vocês buscam mudar o rumo de suas vidas, isso é o mais importante. A Votorantim não quer apenas formar mão de obra, porque isso nós temos demais neste país. A Votorantim quer fazer a parte dela por um futuro melhor.

O presidente da Ação Comunitária do Brasil/RJ Rudolf Höhn aproveitou a oportunidade para incentivar os jovens a permanecer na jornada de qualificação.“O que vocês vão ganhar com esse curso, ninguém nunca mais vai tirar. Vocês conquistaram essa oportunidade e tenho certeza que vão saber aproveitar. Estamos todos juntos por esta empreitada e nossa equipe estará atendendo vocês no que for preciso”, afirmou.

Além da Votorantim e da ACB/RJ, outras entidades parceiras do programa no município do Rio de Janeiro estiveram presentes ao evento. Roberto da Cunha Coordenador de Construção Civil do Senai elogiou a preocupação do Futuro em Nossas Mãos com a inserção no mercado de trabalho e falou aos jovens sobre a importância da qualificação profissional.

- Hoje, o setor de construção civil tem muita mão de obra, mas sem qualidade. Vocês, ao terminarem este curso, estarão aptos e terão esse diferencial. Com certeza é uma oportunidade de sonhar alto que só depende de vocês.

Antonio Carlos Mendes Gomes , diretor executivo do Sindicato da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon) também esteve presente na aula inaugural e reafirmou a importância da construção civil na geração de novas vagas no mercado de trabalho. “Cada vez mais o trabalho na construção civil retoma a sua importância. Só no início desse ano mais de 5000 trabalhadores foram inseridos no setor. Esperamos que vocês aproveitem essa oportunidade”, explicou.

O Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-Rio) é mais um parceiro importante para o programa. Ciro Amaral Cassiano, presidente da entidade afirmou aos jovens o interesse no sucesso do Futuro em Nossas Mãos no Rio de Janeiro.

- O Seconci é muito preocupado com o bem estar dos trabalhadores e quando estiverem no mercado de trabalho, vocês vão poder contar conosco nessa jornada. Nós estamos unidos em prol do crescimento de vocês com pessoas.

Jovens acreditam na oportunidade - Ao final da primeira aula, os jovens Marcos Vinícius e Camila Vieira receberam, em nome de todos os educados, o kit oferecido pelo programa. Composto de óculos de segurança, luvas de PVC, prumo, nível de bolha, esquadro de alumínio, colher para pedreiro, desempenadeira e trena, oferece as ferramentas básicas para o aprendizado. Os dois fizeram um pequeno agradecimento a Votorantim pela oportunidade.

Procurando emprego há três meses, Luiz Fernando Souza é morador no Conjunto Esperança, comunidade vizinha a Vila do João. O jovem de 22 anos viu no curso uma oportunidade de melhora na qualidade de vida. "Minha expectativa é ter uma profissão e arrumar um bom emprego para ajudar minha família e seguir carreira".

Uma das doze jovens selecionadas para o curso, Jéssica Carla de Oliveira Santos de 18 anos não tem medo de entrar em uma opção tradicionalmente atribuída para homens.

- Minha intenção não é só me formar e conseguir um diploma ou emprego. Para mim, o mais importante é o conhecimento que vou adquirir.

O programa Futuro em Nossas Mãos tem início com o curso de pedreiro para 50 jovens entre 18 e 24 anos, que receberão formação técnica e orientação para o mercado de trabalho pelo Senai. O curso terá 200 horas de duração, dividido em aulas teóricas e práticas que serão ministradas na sede da Ação Comunitária do Brasil/RJ localizada na comunidade Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. | www.acaocomunitaria.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira