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12/05/2022 - 08:24

Eurofarma traz para a América Latina três biossimilares


Que irão ampliar acesso ao tratamento oncológico. Produtos são o segundo lançamento biológico da companhia, buscando expandir a atuação da Unidade Oncologia e oferecer mais opções de terapias aos pacientes.

A Eurofarma, uma das farmacêuticas brasileiras que mais investem em inovação, acaba de anunciar parceria com a Shanghai Henlius Biotech, Inc., farmacêutica chinesa especializada em medicamentos biológicos, para a produção e comercialização na América Latina de três medicamentos biossimilares destinados ao tratamento de diversos tipos de câncer.

O novo contrato de licenciamento entre as empresas irá permitir que a Eurofarma expanda seu portfólio de produtos oncológicos nos países onde opera, oferecendo mais opções de tratamento para o mercado local. Em 2020, vale ressaltar, somente na América Latina e Caribe houve registro de quase 1,5 milhão de novos casos de câncer. Entre os principais ganhos da nova parceria entre as empresas pode-se destacar:

. Atuar com produtos de alto grau de complexidade não sintéticos (anticorpos monoclonais, medicamentos biológicos altamente eficazes no combate ao câncer e doenças autoimunes);

. Atuar em novas linhas de tratamento;

. Ampliar o portfólio de Oncologia, que hoje já é o maior do Brasil em número de moléculas;

. Aumentar o portfólio em países latino-americanos onde a empresa atua, com produtos de alto valor agregado e que podem gerar incrementos relevantes para as operações internacionais;

. Ampliar as possibilidades de negociação com parceiros estratégicos e serviços de saúde;

. Oferecer mais opções de tratamento aos pacientes de maneira acessível.

— Estamos extremamente orgulhosos dessa nova parceria, que confirma nossos movimentos e trabalho recentes para fornecer à América Latina os melhores produtos do mundo. Estamos unindo duas de nossas principais estratégias para atingir nossos objetivos: expandir nossa presença na região para aumentar as receitas das operações internacionais e implantar novas tecnologias em medicamentos, que definitivamente nos ajudam a ser referência em inovação —afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

—Estamos muito honrados em fazer parceria com a Eurofarma. A Henlius sempre teve a intenção de melhorar a vida dos pacientes, fornecendo, em tempo hábil, proteínas terapêuticas de qualidade e acessíveis. A Eurofarma possui uma das maiores equipes de vendas da América Latina. Sua robusta rede de negócios e recursos promoverão efetivamente a comercialização dos produtos na América Latina e a disponibilidade para os pacientes. Esperamos que nossos três produtos possam se tornar opções de tratamento eficazes para mais pacientes —comenta o Jason Zhu, presidente da Henlius.

Produtos e indicações — Com os novos produtos, a Eurofarma busca oferecer uma gama completa de itens que compõem o arsenal terapêutico para tratamento de diversos tipos de tumores. Biológicos já fazem parte da rotina clínica oncológica e ter à disposição um maior número de produtos com melhor acesso permite aos médicos oferecer opções terapêuticas mais eficazes a um maior número de pacientes.

É importante destacar que os biossimilares, produtos seguros e amplamente utilizados em todo o mundo, compõem uma classe de medicamentos muito peculiar, pois possuem estrutura muito parecida à de seus originadores e, por isso, são capazes de produzir exatamente os mesmos efeitos biológicos. Esse grau de similaridade é comprovado por meio de testes das propriedades físico-químicas e biológicas ainda em laboratório. Apenas os protótipos mais semelhantes avançam para a fase de estudos em animais e, desses, somente o candidato com melhor resposta avança para a última etapa de investigação em seres humanos.

Por meio da parceria com a Henlius, a Eurofarma terá em seu portfólio os seguintes produtos:. Bevacizumabe — O produto referência possui diversas indicações, sendo capaz de tratar diferentes tipos de câncer colorretal, de pulmão4 e de ovário. Assim como os outros produtos, o biossimilar de bevacizumabe também foi investigado em indicações colorretais e comparado aos produtos originadores fornecidos no mercado americano, europeu e chinês durante seus estudos clínicos. Vale ressaltar que esse biossimilar possui um estudo específico para tratamento de pacientes com degeneração macular (uma indicação que o próprio originador não possui em bula6. Entre os resultados, pode-se observar que o efeito terapêutico é o mesmo que o produto referência, sob o mesmo nível de segurança.

. Rituximabe — O produto é indicado para o tratamento de cânceres de células sanguíneas (como linfomas e leucemias), além de doenças imunológicas, como artrite reumatoide. Seus estudos clínicos utilizaram produtos originadores produzidos na Europa e China como comparadores, sendo que sua resposta foi avaliada em duas diferentes indicações: artrite reumatoide7 e linfomas em dois estudos de fase III. Os achados desses estudos revelaram que esse biossimilar produz efeito equivalente ao dos produtos comparadores e sob o mesmo nível de segurança.

. Trastuzumabe — O medicamento é utilizado para o tratamento de câncer de mama HER2+9 (tanto em estágio precoce, como em fase metastática), além de câncer gástrico. Assim como o produto anterior, esse medicamento também teve seus efeitos terapêuticos comparados aos de produtos fornecidos nos mercados europeus e chinês, obtendo resultados equivalentes de segurança e eficácia aos dos originadores.

. Comercialização — De acordo com a parceria, a Eurofarma será responsável pela produção, comercialização e distribuição dos medicamentos na América Latina.

O acordo estabelece as seguintes disposições:

Eurofarma — Desde a sua fundação, em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde, produzindo e comercializando produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, OTC, Genéricos, Hospitalar e Oncologia. Oferece mais de 700 produtos, mais de 2 mil SKUs e atende a 42 especialidades médicas. No Brasil, cobre 100 classes terapêuticas, que representam 70% das prescrições em todo o mercado.

Presente em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros seis países da América Latina, gerou em 2021 vendas líquidas de R$ 7,1 bilhões, crescimento de 23% em relação ao ano anterior, e emprega mais de 8,1 mil pessoas.

Henlius — A Henlius (2696.HK) é uma empresa biofarmacêutica global com o objetivo de oferecer medicamentos biológicos inovadores, acessíveis e de alta qualidade para pacientes em todo o mundo com foco em oncologia, doenças autoimunes e doenças oftálmicas. Até o momento, cinco produtos foram lançados na China, um na Europa, 13 indicações aprovadas em todo o mundo e dois New Drug Applications (NDA) aceitos para revisão na China. Desde a sua criação em 2010, a Henlius construiu uma plataforma biofarmacêutica integrada com recursos essenciais de alta eficiência e inovação incorporados em todo o ciclo de vida do produto, incluindo P&D, fabricação e comercialização. Ela estabeleceu centros globais de inovação, sendo que a fábrica em Xangai está compassada com as Boas Práticas de Fabricação globais, incluindo a Planta de Xuhui com certificações concedidas pela China e União Europeia e a planta primária de Songjiang certificada pela China.

A Henlius construiu proativamente um pipeline de produtos diversificado e de alta qualidade, abrangendo mais de 20 anticorpos monoclonais (mAbs) inovadores e continuou a explorar terapias combinadas de imuno-oncologia com um anti-PD-1 mAb de própria posse. Além dos produtos lançados Hanlikang (rituximab), o primeiro biossimilar desenvolvido na China, Hanquyou (trastuzumab, Zercepac® na Europa), o primeiro mAb biossimilar desenvolvido na China aprovado na China e na Europa, Handayuan (adalimumab) e Hanbeitai (bevacizumab), o produto inovador Hansizhuang foi aprovado pelo NMPA para o tratamento de tumores sólidos MSI-H e seu NDA para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas escamosas e câncer de pulmão de células pequenas extenso está em revisão. Além disso, a Henlius realizou mais de 20 estudos clínicos para 12 produtos e nove terapias combinadas em todo o mundo, expandindo sua presença nos principais mercados, bem como nos mercados emergentes.

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