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19/05/2022 - 07:21

Grupo Allianz Partners volta a crescer


Crescimento em todas as linhas de serviço mostra resiliência e recuperação da companhia. Receita de 2021: 6,2 bilhões de euros (15,6% maior do que 2020 / 17,4% de aumento na taxa constante). Lucro operacional: 256 milhões de euros (70% maior do que 2020 / 73,8% de aumento na taxa constante). Índice combinado: 96% (-1,7% em relação a 2020).

O Grupo Allianz Partners, líder mundial em seguros e assistência 24 horas, anunciou seus resultados globais referentes ao último ano, com 6,2 bilhões de euros em receita total e um lucro operacional de 256 milhões de euros. Os sólidos resultados do Grupo Allianz Partners em 2021 atestam a qualidade e o valor de seus serviços e a resiliência do negócio, após um 2020 desafiador devido à pandemia de Covid-19. O ano de 2021, por outro lado, marca um retorno ao crescimento com níveis financeiros e de lucratividade pré-Covid.

Sirma Boshnakova, membro do conselho da Allianz SE e CEO do Grupo Allianz Partners, comentou: —2021 foi um ótimo ano para o Grupo Allianz Partners, com crescimento em nossos negócios. Em meio aos ventos contrários da pandemia, avançamos em nossa visão de um mundo sem fronteiras. Mantivemos um foco constante em oferecer a melhor experiência aos nossos clientes a apenas um clique de distância. Mas, na verdade, esse desempenho se deve em grande parte a nossa equipe: juntos, estão fazendo a diferença no setor. São eles que ampliam o papel do seguro com uma combinação única de tecnologia e serviços misturados com um toque humano—.

Crescimento em todas as linhas de negócios, apesar do impacto do covid — Todas as linhas de negócios do Grupo Allianz Partners obtiveram desempenho melhor em 2021 em comparação com 2020, à medida que a economia global se recupera após as restrições mais severas da pandemia de covid-19. O segmento de viagens apresentou a maior recuperação, principalmente devido à rápida retomada do mercado de viagens dos EUA. A linha de assistência também apresentou um crescimento positivo, principalmente no segmento de Assistência Residencial e Auto.

A linha de seguro-viagem aumentou 55,2% em relação a 2020, com 1,699 bilhão de euros de receita em 2021, conduzido por vendas na América do Norte, especialmente nos EUA, graças ao forte desempenho dos canais de e-commerce, como companhia aérea, agência de viagem online e emissão de bilhetes, apesar da situação desafiadora na região Ásia-Pacífico principalmente devido a restrições de viagens internacionais.

A assistência cresceu 6% em relação a 2020, atingindo uma receita de 2,172 bilhões de euros impulsionada pelo desempenho das linhas Residencial e Auto. A assistência residencial alcançou um crescimento orgânico robusto focando em qualidade de performance. A assistência para automóveis cresceu nos maiores mercados, devido a uma combinação de crescimento orgânico e novos clientes, mantendo sua posição de liderança em termos de satisfação do cliente em todo o mundo.

A linha de saúde apresentou receitas de 1.897 bilhões de euros, uma alta de 3,4% em relação a 2020. Assim também o segmento de mobilidade obteve desempenho sólido, apesar do contexto de mercado desafiador. O faturamento cresceu para 313 milhões de euros em 2021 (0,4% a mais do que 2020), e o lucro operacional foi duplicado por meio de uma gestão rigorosa do portfólio e otimização das operações. Os canais diretos da Allianz Partners atingiram 187 milhões de euros em receita, com 27% de crescimento anual devido à recuperação gradual das viagens em 2021.

Todas as regiões, exceto da Ásia-Pacífico, apresentaram melhor desempenho em 2021 em relação a 2020. A América do Norte teve o maior aumento, impulsionado pelo segmento de viagens. A Europa Ocidental e a América Latina, bem como a Europa Central e Oriental do Norte, também tiveram aumentos significativos nos volumes de negócios. A região da Ásia-Pacífico, se recuperou para níveis anteriores ainda devido ao impacto contínuo do Covid nos negócios na China e na Austrália.

Projetando novas ofertas e modelos de negócios para aprimorar a experiência do cliente no contexto covid — Como a pandemia continuou a impactar os clientes ao longo de 2021, O Grupo Allianz Partners se concentrou em projetar novas soluções para atender às necessidades de seus clientes, fornecendo mais pontos de contato digitais e apoiando os clientes em suas necessidades de saúde e bem-estar. O Grupo Allianz Partners vem aprimorando produtos e ofertas nos seguintes ecossistemas estratégicos:

Viagem — Uma vez que a pandemia tenha aumentado a necessidade de soluções de proteção de viagens, o Grupo Allianz Partners lançou sua mais nova inovação em viagens: a plataforma digital Allyz, um balcão único para serviços de viagens. Na prática, a plataforma reúne serviços de segurança, proteção e saúde em um só lugar, incluindo um explorador de destino, seguro-viagem, alertas de voo, compensação por atraso de voo, acesso ao lounge, serviços de telemedicina, assistência 24 horas por dia, sete dias por semana e muito mais. Já lançado na Espanha, Alemanha e França, o Allyz será lançado globalmente ainda em 2022.

A Allianz Partners também trabalhou para redesenhar e simplificar seus produtos de viagem para melhor atender às necessidades dos viajantes de hoje, principalmente devido aos impactos da pandemia e à robusta recuperação de viagens esperada para este ano. Para complementar essas novas ofertas, a Allianz Partners acelerou o lançamento de seu portal de sinistros de viagem, uma solução digital de sinistros disponível em 11 países europeus onde os clientes podem fazer e gerenciar sinistros de qualquer dispositivo.

Saúde e bem-estar — Como parte de sua iniciativa ‘Digital Access to Care’ para aumentar as ofertas de telemedicina no ecossistema de saúde, o Grupo Allianz Partners lançou uma assistente digital de saúde integrada (Digital Health Assistant) para atender à crescente necessidade de serviços digitais de saúde. A popularidade dos serviços de teleconsulta foi acelerada nos últimos tempos, com as pessoas reduzindo seu contato social durante a pandemia e tentando equilibrar suas rotinas. Lançado nas regiões da Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, a assistente virtual liga os clientes a uma gama de serviços e profissionais de saúde em poucos minutos através de aplicativos de mensagens. Essa iniciativa, disponível em mais de 30 países e para mais de três milhões de clientes, está alinhada com o objetivo do Grupo Allianz Partners de oferecer suporte à conveniência do cliente e tornar o acesso a atendimento de qualidade o mais rápido e fácil possível.

O Grupo Allianz Partners também lançou novas opções de cobertura de saúde, incluindo a Flexicare para serviços internacionais de saúde de curto prazo e a Avenue, que dá acesso a cuidados de saúde privados transfronteiriços para uma série de doenças graves, para adultos e crianças.

Mobilidade — No setor de mobilidade, a Allianz Partners continua a oferecer suporte a fabricantes originais de equipamentos em todo o mundo, promovendo novas parcerias no setor automotivo e de seguros. A empresa firmou parcerias com as maiores operadoras de compartilhamento de veículos e assinatura, tornando-se a fornecedora líder de soluções de seguro de mobilidade integrada no mercado europeu. Também se tornou a maior empresa de benefícios e proteção para motoristas de aplicativo na Europa, por meio de sua cobertura a motoristas e entregadores independentes em 23 mercados europeus que usam o aplicativo Uber ou Uber Eats.

Home & Living — No ecossistema Residencial, a implementação de ativos digitais tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e gestão de custos. O voicebot Macarena baseado em inteligência artificial para notificação e encaminhamento de sinistros gerenciou com sucesso mais de um milhão de chamadas em 2021 e o BillMA, a solução biônica do grupo baseada em reconhecimento óptico de caracteres para validação automatizada de estimativas de reparos e faturas, ganhou o prêmio anual francês de seguros Trophée de l´Assurance como “Melhor Inovação Tecnológica”.

No espaço Easy Living, a Allianz Partners continua a apoiar um número crescente de parceiros de negócios e consumidores finais, em todo o mundo, para gerenciar sua saúde e apoiar suas famílias em caso de acidentes, doenças ou situações de dependência. Os clientes na França agora podem acessar esses serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o toque de um botão, através da nova plataforma digital Click&Assist.

Srima Boshnakova acrescentou: —Olhando para o futuro, 2022 está trazendo novos desafios, com o impacto contínuo do Covid-19 e a inflação no contexto dos eventos devastadores na Ucrânia. Mas graças à nossa equipe e aos valores que compartilhamos, graças à nossa organização sólida e visão estratégica, continuaremos a oferecer tranquilidade e segurança para nossos clientes e parceiros—.

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