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06/06/2008 - 09:29

Light apresenta estratégia de combate ao furto de energia

O diretor de Clientes da Light, Roberto Alcoforado, apresentou no dia 5 de junho (quinta-feira), durante entrevista na sede da empresa, o plano de combate ao furto de energia elétrica que contempla, entre outras ações, o programa de novas tecnologias de medição. Tal programa começou a ser implantado pela companhia de energia este ano, inicialmente na Barra da Tijuca, e já conseguiu identificar ligações clandestinas, inclusive, em condomínio de luxo.

As perdas de energia, que chegam a 15% de toda a energia distribuída na área de concessão da empresa, trazem prejuízos para todos. A maior parte do furto de energia, ou seja, 60%, é praticada por pessoas que moram fora das áreas de risco. Alcoforado ressaltou a importância da conscientização da população para o prejuízo que essa prática traz para todos.

Polícia encontra gato de energia em condomínio de luxo na Barra da Tijuca - Perito do Instituto Carlos Éboli, com apoio de Policiais da Delegacia dos Serviços Delegados (DDSD) e de técnicos da Light, identificou ontem à noite uma fraude no sistema elétrico em residência de luxo na Barra da Tijuca. Duas outras casas no mesmo condomínio haviam sido autuadas anteriormente, também por irregularidades nas instalações elétricas ou devido à manipulação no medidor.

A identificação dessas irregularidades já é resultado do programa de novas tecnologias de medição que começou a ser implantado pela Light há apenas quatro meses. Os registros de ocorrência foram lavrados e os responsáveis pelas unidades consumidoras responderão a processos policial e administrativo.

Gato eletrônico e subterrâneo - A primeira fraude, detectada em maio, foi realizada através de intervenção sofisticada no interior do medidor eletrônico. As duas fraudes encontradas ontem foram realizadas através de desvios antes do medidor, identificados com rapidez graças à nova tecnologia de medição empregada pela distribuidora de energia.

De acordo com cálculos da Light, as residências estariam deixando de pagar, por mês, cerca de 70% da energia efetivamente consumida, o equivalente a 1.100kWh, cada casa.

Pela resolução nº456/2000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa poderá retroagir a cobrança pelas fraudes desde o início da irregularidade. Semanalmente, são encontradas 1800 irregularidades em inspeções feitas pela empresa em toda a sua área de concessão.

Investimentos de R$ 245 milhões - De janeiro a abril de 2008, já foram realizadas 63.824 inspeções e normalizadas 29.105 ligações. Essas ações fazem parte do programa de combate ao furto de energia que contempla, ainda este ano, a instalação de 142 mil medidores eletrônicos individuais, blindagem de 400km de redes de distribuição, mapeamento de perdas em áreas de risco e um moderno centro de medição centralizada, que entrou em operação na última semana.

Em 2007 a Light registrou 14,6% de perdas não técnicas, em relação a toda a energia que distribuiu no período. Isso representa 4.800 GWh consumidos de forma irregular, o suficiente para abastecer todo o município do Rio de Janeiro durante quatro meses. Deste total, 60% são em áreas fora de risco e 40% nas áreas de risco. As perdas equivalem a R$ 850 milhões.

As ações de combate ao furto de energia envolvem cerca de 1000 empregados e abrangem os 31 municípios da área de concessão da companhia. Este ano, o investimento total da empresa nessas atividades será de R$ 245 milhões.

Disque-Light - O cliente que quiser comunicar fraudes nas instalações elétricas de sua residência ou suspeitar da existência da irregularidade deve procurar uma das agências da Light especializadas neste atendimento. Para obter o endereço da agência mais próxima, o cliente deverá ligar para o Disque-Light Comercial (0800-282-0120).

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