Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2022 - 09:28

Obra da primeira sala de cinema em Guapimirim se inicia


Iniciativa faz parte do programa Cine+, voltado para a difusão do audiovisual brasileiro com foco em filmes de educação e direitos humanos.

O primeiro município fluminense a ser contemplado pelo programa Cine+, que visa democratizar a sétima arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em cidades de até 250 mil habitantes, é Guapimirim. A obra da primeira sala de cinema do local já começou, e tem previsão de ser finalizada até o final do mês de julho.

—O universo digital está totalmente receptivo para profissionais do audiovisual, criadores de conteúdo, entre outros. Essa unidade vai aproximar os nossos jovens dessa oportunidade, uma vez que hoje eles precisam se deslocar para outras cidades em busca de qualificação nessa área — declarou Leonardo Coelho, secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa.

A base estrutural do que virá a ser o edifício do Cine+ em Guapimirim está em fase de finalização. A próxima etapa será a concretagem, lançamento do concreto sobre a estrutura, para logo em seguida ser levantada as paredes. Ao fim do período de construção da estrutura física, a execução do projeto em si se inicia e a população poderá usufruir do equipamento.

— Em cidades como Guapimirim, o Cine+ será o primeiro equipamento cultural deste tipo, e isso é algo importante para entendermos como estamos conectados com a política pública —declarou Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, prometendo que as salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. —Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural. O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades—

Para além de Guapimirim, outros municípios fluminenses serão contemplados com o programa Cine+. São eles: Itaocara, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Paraty. Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística de quatro meses para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. A seleção dos jovens para participarem da formação será feita pelas prefeituras locais.

O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio institucional das prefeituras de Itaocara, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Guapimirim e Paraty.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira