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20/06/2022 - 17:46

Cuidados que uma corretora de imóveis precisa se atentar


Uma boa corretora de imóveis tem a grande responsabilidade de ser prudente e diligente ao intermediar negociações e, claro, seguir as normas do direito imobiliário. Não se deve restringir, portanto, apenas à captação e divulgação das propriedades que estão sendo vendidas. As transações precisam ser feitas com total segurança para todas as partes.

Portanto, confira os cuidados que esse tipo de empresa necessita estar atenta!

Exigência de documentação antes de anunciar o imóvel — Um erro bastante comum, cometido por inúmeras corretoras de porte menor, é ignorar a necessidade de exigir a documentação do imóvel ao proprietário. Isso pode acarretar prejuízos que vão além do aspecto financeiro. Afinal, situações irregulares são descobertas posteriormente e levam às partes ao sentimento de frustração e desconfiança.

Ou seja, o nome da marca é totalmente afetado e as chances do negócio acontecer diminuem significativamente. Quando certas informações são omissas, o caso vai para as mãos de um advogado especialista em direito imobiliário. Desse modo, é imprescindível exigir a documentação do proprietário e do imóvel antes de começar a divulgá-lo.

Laudo de vistoria e apontamento específicos sobre a propriedade — O laudo de vistoria é tão importante quanto a documentação do imóvel. Isso porque nesse documento constam as condições estruturais, das instalações elétricas, hidráulicas e acabamento do imóvel. As informações são acompanhadas de fotografias.

Para imóveis mobiliados, a atenção precisa ser ainda maior, no qual é preciso descrever os objetos, quantidade, marca, estado de conservação e funcionamento. No caso de venda, os respectivos valores devem ser passados, pois eles não deverão integrar o prelo total do imóvel para fins de tributação. Trata-se de uma questão complexa, mas que pode ser auxiliada por um escritório de advocacia.

Explicar para o cliente os gastos extras — Muitos compradores compreendem todas as questões que envolvem a transação. Portanto, antecipar os gastos extras que o cliente terá o ajuda a organizar o planejamento e evitar surpresas no momento definitivo da venda.

Verifique o percentual da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) do estado onde a propriedade está localizada. Normalmente, varia de 2% a 4% do valor do imóvel. Também calcule e passe as despesas com escritura pública e registro.

Atentar-se aos trâmites legislativos — Por fim, a correta necessita estar atenta às atualizações legislativas e seus reflexos no campo imobiliário. Podemos citar como exemplo a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, que entrou em vigor recentemente.

Ela estabelece normas relacionadas ao tratamento de dados pessoais e afetam diretamente o mercado de imóveis. Principalmente as imobiliárias que atuam na internet têm que se adaptar ao direito digital.

Neste caso, o profissional há de trabalhar com clareza, deixando transparente aos clientes as razões e o interesse na solicitação de determinados documentos. Ainda é interessante informar a maneira de armazenamento e quem terá acesso a eles. Para não deixar nenhuma regularidade escapar das mãos, é recomendado o auxílio de um advogado de direito digital.

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