Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2022 - 07:55

Livro de história da OPEP lançado no Al-Shaab Hall, BagdáNº 15/2022


Secretário-Geral da OPEP HE Mohammad Sanusi Barkindo e HE Ihsan Abdul Jabbar Ismaael, Ministro do Petróleo do Iraque e Chefe da Delegação à OPEP

Bagdá, Iraque — A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o Ministério do Petróleo do Iraque lançaram um livro de história intitulado 'OPEP 60 anos e além: Uma história de coragem, cooperação e compromisso' em Bagdá.

O lançamento ocorreu no Al-Shaab Hall, no distrito de Bab Al-Muaatham, na capital iraquiana – local da fundação da Organização em setembro de 1960. Estiveram presentes vários ministros iraquianos, além de altos funcionários dos Ministérios do Petróleo e Cultura.

A agenda da celebração incluiu várias atividades culturais, como música tradicional dos países membros da OPEP, incluindo o Iraque. O programa também contou com um show de trajes tradicionais iraquianos, apresentado pela Iraqi Al Aziaa House, em Bagdá.

A publicação foi elaborada pela Secretaria da OPEP para comemorar o 60º aniversário da Organização. O objetivo é trazer a um público mais amplo a história da OPEP, seus objetivos e conquistas ao longo de suas primeiras seis décadas.

O livro está dividido em duas seções: 'Analisando os 60 Anos' e 'Questões Transversais'. A primeira seção faz uma revisão completa da história da OPEP, incluindo os principais eventos que antecederam sua criação, enquanto a segunda parte explora tópicos importantes para a missão e o trabalho da Organização, como o diálogo internacional e o desenvolvimento sustentável.

No lançamento, SE Ihsan Abdul Jabbar Ismaael, ministro do Petróleo do Iraque e chefe da Delegação da OPEP, disse: —É um grande privilégio lançar o livro especial encomendado para o 60º aniversário da fundação da OPEP. Para o Iraque, e a cidade de Bagdá em particular, estamos muito satisfeitos por ser o local do lançamento deste livro—.

O ministro Ismaael em seu discurso lembrou a fundação da OPEP em setembro de 1960 em Bagdá, destacando que a Organização surgiu como resultado da visão de seus membros fundadores.

— O fato de nosso país ser o berço da OPEP é uma enorme fonte de orgulho para todos os iraquianos. Estamos orgulhosos do nosso papel como Membro Fundador; como força construtiva ao longo da história da Organização; um forjador de consenso e construtor de pontes —afirmou o ministro, acrescentando: —Estamos satisfeitos que o governo iraquiano tenha patrocinado este livro e esperamos que ele seja uma ferramenta de referência útil para as gerações futuras que procuram conhecer melhor nossa Organização—.

Fazendo referência à publicação, o ministro Ismaael destacou que “este livro representa uma realização singular. É meticulosamente pesquisado, escrito de forma convincente e mostra a infinidade de realizações que nossa Organização alcançou ao longo de sua história.”

O secretário-geral da OPEP, SE Mohammad Sanusi Barkindo, também fez breves comentários no lançamento, no qual elogiou a Organização por suas muitas conquistas nas últimas seis décadas.

—Como Organização, percorremos um longo caminho, testemunhamos muitos altos e baixos, vimos sete grandes ciclos de mercado, incluindo o mais recente na sequência da pandemia do covid-19, evoluímos como parte integrante do mercado internacional. comunidade de energia e vimos resmas de polegadas de coluna escritas sobre a OPEP —observou Barkindo.

O secretário-geral acrescentou: —É importante ressaltar que, em termos da história da OPEP, a Organização é muito mais do que apenas um apêndice da história do petróleo. É uma história de uma família de nações, de pessoas e populações, de sentimentos e emoções de países ricos em cultura e patrimônio, e da luta de um grupo de países em desenvolvimento para exercer o direito inalienável de todos os países de exercer soberania permanente sobre seus recursos naturais no interesse de seu desenvolvimento nacional.

—A história da OPEP ressalta as adversidades que a Organização enfrentou, os desafios superados, as conquistas alcançadas e o valor atribuído ao diálogo e à cooperação com outros atores do setor, incluindo produtores e consumidores—.

O secretário-geral também agradeceu a todos os envolvidos na produção da publicação, tanto na Secretaria da OPEP em Viena quanto no Iraque.

—Não poderíamos ter feito isso sem a ajuda do Iraque. Seu generoso compromisso com este projeto, seu apoio à celebração do aniversário e seu apoio contínuo à OPEP merecem uma salva de palmas —acrescentou Barkindo.

O secretário-geral ressaltou que “sobreviver 60 anos é uma conquista monumental por si só para tal organização, mas especialmente para uma que representa uma das commodities mais voláteis — o petróleo”.

No lançamento, o ministro e o secretário-geral assinaram uma cópia do livro, anunciando seu lançamento.

A Organização foi fundada no Iraque em 10-14 de setembro de 1960 na Primeira Reunião da Conferência da OPEP, que é amplamente conhecida como a 'Conferência de Bagdá'. Estiveram presentes os membros fundadores da OPEP: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela. Hoje, a Organização conta com 13 Países Membros.

O lançamento ocorreu à margem da sexta edição do Iraq Energy Forum.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira