Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2022 - 07:22

Theatro Municipal com ‘Concerto’ gratuito


E encerra primeira edição do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA). Soprano Angelica de la Riva e barítono Homero Velho serão os solistas à frente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Em dezembro de 2021 começava o Festival Interativo de Música e Arquitetura(FIMA), evento que vem convidando o público a viver experiências imersivas que unem música e arquitetura em construções emblemáticas da cidade do Rio de Janeiro e que também já passou por Itaguaí e Mangaratiba. A primeira edição do festival chega ao fim no dia 28 de junho, em grande estilo: com um grande concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência do maestro Anderson Alves, contará com participação dos solistas Angélica de la Riva (soprano) e Homero Velho (barítono) e a performance musical será mesclada com comentários da pesquisadora Nubia Melhem Santos e da arquiteta Noemia Barradas. A entrada é gratuita. O FIMA é patrocinado via Lei Federal de Incentivo à Cultura e este concerto também foi contemplado pelo edital Municipal em Cena.

Uma das mais importantes casas de espetáculo da América do Sul, considerada a joia mais exuberante da arquitetura eclética desenvolvida no Rio de Janeiro no início do século XX. Uma obra executada com os materiais mais nobres importados da Europa que, em sua arte decorativa, contou com a participação dos mais importantes pintores e escultores de seu tempo. Este é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cenário escolhido para a culminância do FIMA. —Por meio de projeções, convidaremos o público para uma experiência multissensorial na qual a casa é a protagonista. Será o Municipal, de fato em cena, no palco do próprio Municipal —adianta o diretor artístico do FIMA, Pablo Castellar.

Em sua primeira edição, o evento desbravou locais como Real Gabinete Português de Leitura, Igreja da Antiga Sé, Sítio Burle Marx, Parque Lage, Outeiro da Glória, MAM, entre outras construções icônicas da cidade, sempre com renomados músicos brasileiros interpretando repertórios especialmente escolhidos para cada local e grandes historiadores e arquitetos explicando ao público detalhes sobre cada edificação. Além dos concertos presenciais, o FIMA também oferece ao público um rico e inédito conteúdo nas redes. Websérie, podcast e concertos on-line em formato tradicional e 360º estão na programação do FIMA Digital. A edição 2022 do FIMA já está sendo preparada.

I FIMA | Festival Interativo de Música e Arquitetura. Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com Anderson Alves, regência, Angélica de la Riva, soprano, Homero Velho, barítono. Palestrante: Nubia Melhem Santos (pesquisadora) e Noemia Barradas (arquiteta), no dia 28 de junho (terça-feira), às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº, Cinelândia ). Entrada gratuita. Livre. | http://theatromunicipal.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira