Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2022 - 07:04

Delta Geração anuncia Alessandro di Domênico como novo presidente

Da unidade de negócio. Luiz Fernando Leone Vianna assume o cargo de VP Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia.

A Delta Geração, empresa do Grupo Delta Energia, acaba de anunciar Alessandro di Domênico como novo presidente da unidade de negócio. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia, o executivo atuou como Diretor de Energia e Mercado da Hidrotérmica S/A. Domênico assume o cargo de Luiz Fernando Leone Vianna, que esteve à frente da Delta Geração por cerca de dois anos.

— É uma honra assumir um projeto tão importante, pois desde o início a Delta Geração esteve comprometida em contribuir para o suprimento de energia elétrica do País e para o desenvolvimento do nosso mercado de gás natural. Dentre os planos da Delta Geração está acrescentar ao portfólio mais 600 megawatts, envolvendo projetos de geração solar e expandindo a estratégia da UTE William Arjona — afirma Domênico.

Com a chegada de Domênico, Luiz Fernando Vianna assume o cargo de Vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia e terá a missão de dialogar com o mercado e Governo para apoiar na transformação que o mercado de energia deve viver nos próximos anos. Vianna é um profissional admirado e respeitado, foi presidente da Apine e da Copel e ocupou o cargo de diretor-geral de Itaipu. Na Delta, também foi presidente da Delta Energia Asset Management, gestora de ativos do grupo e coordenou as ações institucionais e as iniciativas preparatórias de crescimento do Grupo a partir de duas empresas: a Delta Comercializadora de Gás e a Delta Geração.

Em julho do ano passado, no período que estava à frente da Delta Geração, a usina termelétrica William Arjona, situada em Campo Grande (MS), foi reativada após 4 anos sem operação, tendo contribuído ao longo do ano, para minimizar a crise hídrica que assolou o país. A usina possui capacidade instalada de 190 megawatts e pode abastecer mais de 50% da capital do Mato Grosso do Sul.

—A modernização do mercado de energia elétrica é urgente e já temos discussões em andamento para que a mudança possa se iniciar em breve. O mercado aguarda por mais incentivos e para avançarmos com produtividade e de forma duradoura, precisamos que todos estejam unidos por um bem comum: a liberdade de escolha de com quem o consumidor irá comprar sua energia. A Delta está capacitada e dedicada em liderar essas discussões e acredito que poderemos trilhar esse caminho com sucesso — explica Vianna.

UTE William Arjona — William Arjona foi a primeira termelétrica do País a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia. Inaugurada em 1999, a usina localizada em Campo Grande, estava inativa desde 2017. Com todas as turbinas em funcionamento, a UTE pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Para sua reativação, ocorrida em julho de 2021, a Delta Geração contou, entre outras parcerias, com a MSGÁS.

A usina possui um modelo de operação classificado como Produtor Independente de Energia e consumidor independente de gás natural. Por ser uma usina Merchant, William Arjona entrou em operação conforme as condições do Sistema Interligado Nacional e análise de custos e receitas, para assim viabilizar a geração de energia.

No final do ano passado, a Delta Geração participou do Primeiro Leilão de Reserva de Capacidade, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e negociou um contrato de operação de fornecimento de energia que terá início em 1º de julho de 2026 e terá vigência de 15 anos, contribuindo com cerca de 150 megawatts de capacidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira