Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2022 - 07:48

Transporte de contêineres mostra crescimento acima da tendência, diz OMC


O comércio mundial de serviços continuou a crescer no segundo trimestre de 2022, apesar do conflito na Ucrânia.

O comércio mundial de serviços continuou a crescer no segundo trimestre de 2022, indicando resistência ao conflito na Ucrânia, de acordo com o Barômetro de Comércio de Serviços da OMC, divulgado em 23 de junho de 2022. A leitura mais recente de 105,5 pontos está firmemente acima da leitura anterior de 102,5 pontos para setembro de 2021 e confortavelmente acima do valor de referência de 100 para o índice, indicando que o comércio de serviços provavelmente registrará ganhos sustentados no segundo trimestre assim que as estatísticas oficiais para o período estiverem disponíveis. O transporte de contêineres também apresentou crescimento acima da tendência (de 100) ao registrar 101,05 pontos.

O Barômetro do Comércio de Serviços está superando o Barômetro do Comércio de Bens, apontando para uma possível mudança nos padrões de consumo de bens e serviços à medida que a pandemia de covid-19 diminui.

Entre os índices que compõem o Barômetro do Comércio de Serviços, o índice de transporte aéreo de passageiros (117,1) foi o que registrou maior alta, contribuindo para a leitura acima da tendência do índice global. Bons resultados do Índice de Gerentes de Compras de Serviços (105,1) e de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (104,2) também ajudaram a elevar a leitura do barômetro de serviços. Embora permaneça acima da tendência, o índice de serviços financeiros (101,7) parece ter perdido força recentemente, possivelmente devido às sanções impostas à Federação Russa em relação ao conflito na Ucrânia. Outros índices, como transporte de contêineres (101,5) e construção (101,1),

Os desenvolvimentos recentes no comércio de serviços são ilustrados pelo Índice de Atividade do Comércio de Serviços, que fornece uma medida aproximada do volume real do comércio mundial de serviços, levando em consideração as mudanças nos preços e nas taxas de câmbio. O índice mostrou um crescimento lento, mas constante, desde que o comércio de serviços atingiu o nível mais baixo no segundo trimestre de 2020, nas fases iniciais da pandemia global. O índice continuou a se recuperar no quarto trimestre de 2021, subindo 15,6% em relação ao ano anterior, embora tenha permanecido 8,9% abaixo da alta pré-pandemia no segundo trimestre de 2019.

O Barômetro do Comércio de Serviços destaca pontos de virada e padrões de mudança no comércio mundial de serviços. Ao contrário de sua contrapartida para bens, as flutuações registradas pelo indicador de serviços correspondem aos movimentos dos fluxos comerciais reais, em vez de antecipá-los. Leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo. Leituras acima de 100 sugerem crescimento acima da tendência, enquanto leituras abaixo de 100 indicam o oposto. | MM

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira