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25/06/2022 - 07:48

Taxas spot caem 2,7% e estão localizadas em contratos de longo prazo na rota Transpacífico


Cenário oferece oportunidade para beneficiários de cargas, mas limitado por sinais de recessão.

Talvez uma boa alternativa para os beneficiários da carga — até agora duramente atingidos pelos custos das tarifas de transporte de contêineres - seria analisar as tarifas spot na rota China - EUA (Transpacífico), indica um relatório da Xeneta mostrando que, a partir de Em 21 de junho, as taxas spot (US$ 7.768/FEU) caíram 2,7% abaixo das taxas de contrato de longo prazo (US$ 7.981), que subiram 159,9% ano a ano.

Peter Sand, analista-chefe da Xeneta, ressalta que "o que vimos no ano passado é um forte crescimento para ambos os conjuntos de taxas, mas com ganhos realmente espetaculares para contratos de longo prazo".

—Isso levou ao estreitamento da lacuna entre os dois e, com as cadeias de suprimentos estourando e os embarcadores procurando gerenciar o risco o máximo possível, a demanda por contratos spot diminuiu ligeiramente nessa rota, o que reduziu as taxas. Isso cria oportunidades para quem tem estratégias logísticas flexíveis — acrescenta o analista.

De acordo com Sand, o desenvolvimento de ambos os conjuntos de taxas foi surpreendente. As taxas spot subiram 46,5%, de US$ 5.304/FEU, no ano passado, enquanto as taxas de longo prazo subiram de seu nível de US$ 3.070 em junho de 2021.

Ele detalha que a diferença inicial de mais de US$ 2.000 entre as duas taxas atingiu o pico de US$ 4.000 em setembro de 2021, antes que as taxas de longo prazo disparassem. As taxas de longo prazo agora estão mais ou menos estáveis ​​desde abril, enquanto as taxas spot se afastaram lentamente de seu pico em março.

Vencedores e perdedores? Segundo Sand, os vencedores com essa reversão das taxas spot serão os beneficiários de cargas menores que não têm acesso ao mercado de contratos. Além disso, os maiores clientes de serviços de contêineres, pois alguns combinam volumes contratados com exposição ao mercado spot em transações que não são críticas para seus negócios.

Quanto aos perdedores, além das companhias marítimas que oferecem espaço a um preço spot mais baixo, há os transitários que vendem no mercado spot, pois adquiriram espaço a uma taxa fixa e muito superior.

O fator de demanda — Uma pergunta permanente que foi imposta no último é se, talvez, esse nível de demanda continuará à medida que os ventos inflacionários crescem e os gastos do consumidor recuam ? a uma desaceleração nos gastos do consumidor causada pela inflação. Além disso, uma possível recessão terá um enorme impacto na demanda de frete e prolongará a permanência de estoques superlotados. Conformando um cenário em que todos perdem.

Enquanto os EUA estão atualmente em pleno emprego, os consumidores dos EUA sofrem com o estado da economia e a segurança financeira pessoal. A inflação, os mercados de ações em queda, as taxas de juros mais altas e a incerteza econômica estão minando a confiança.

Um fator crucial na mudança de direção do vento foi o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, ação que deu início à escalada inflacionária e que repercutiu nos maus resultados do primeiro trimestre de 2022. naquela época, o Walmart foi o primeiro player de varejo a relatar que tinha estoque demais. A Samsung então descreveu a mesma doença e pediu a seus principais fornecedores que reduzissem a produção pela metade até julho.

Esses anúncios esclarecem a fraqueza que a demanda de contêineres sofrerá no mês de julho, efeito que pode ser sentido rapidamente no transporte rodoviário norte-americano, que já refletiu uma queda de US$ 2,07/milha em 1º de junho para US$ 1,96/milha em 20 de junho.

Claro que tudo pode ser mais complicado, em 1º de julho termina o contrato de trabalho de cerca de 22.000 trabalhadores portuários do USWC. As conversas são realizadas pela International Longshore and Warehouse Union e pela Pacific Maritime Association (ILWU) e pela Pacific Maritime Association (PMA), nas quais a boa vontade prevaleceu até agora, mas sem resultados positivos manifestados até agora. | MM

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