Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2022 - 08:01

Princípios de Poseidon para Seguro Marítimo: como serão aplicados na prática?


Seguradoras com cobertura H&M preparam-se para fazer o seu primeiro relatório de alinhamento climático.

Com a entrada em vigor dos Princípios de Poseidon para o Seguro Marítimo (PPMI), muitos armadores estão se perguntando o que essa iniciativa significará na prática. Como os dados de emissões serão coletados e para que serão usados? Nesse sentido, o especialista em PPMI e chefe de análise do Gard , Sigvald Fossum, esclareceu que o (PPMI) entrou formalmente em vigor em maio de 2022, e os signatários (as seguradoras) se preparam para iniciar seu primeiro exercício de reporte de clima alinhamento, o que significa que eles divulgarão publicamente a intensidade de carbono de seus contratos de cobertura de casco e maquinário (H&M).

De acordo com Fossum, alguns clientes estão, sem dúvida, felizes em compartilhar seus dados e outros céticos, mas ele destaca que —ao fazer parte do PPMI, podemos participar de uma importante iniciativa que se alinha e apoia os esforços globais de descarbonização. Acreditamos que é apenas uma questão de tempo até que o relatório de emissões se torne a norma da indústria e até mesmo um requisito, e em nossa experiência é melhor ser proativo do que ser forçado a fazer algo mais tarde—.

No entanto, até agora, apenas nove seguradoras assinaram a iniciativa, à qual Fossum destaca que —estamos apenas na fase inicial e confiamos que mais seguradoras se seguirão. (…) Quando os Princípios de Poseidon para bancos foram lançados, eles tinham apenas seis membros. Desde então, eles cresceram para 28 signatários e agora cobrem mais de 50% do portfólio global de financiamento de navios—.

Sobre como os signatários do PPMI divulgarão as emissões de carbono de seus clientes H&M. Fossum esclarece que os Princípios de Poseidon são uma estrutura que aproveita os relatórios dos Sistemas de Coleta de Dados (DCS) da IMO. —O que acontecerá na prática é que as seguradoras abordarão os clientes quando tiverem sinistros na cobertura da H&M e solicitarão seus dados de consumo de combustível. No futuro, cláusulas padrão serão incluídas em todas as políticas da H&M que nos permitirão solicitar esses dados todos os anos e, até lá, enviaremos cartas de consentimento de dados a cada cliente para o mesmo propósito—.

Uma vez coletados os dados, eles serão analisados ​​e divulgados em nível agregado, focando não em clientes individuais ou frotas específicas, mas no portfólio H&M de cada seguradora como um todo, explica. —Não informaremos quem são nossos clientes ou as embarcações em nosso portfólio, mas exclusivamente o alinhamento climático de nossa cobertura geral. Não excluiremos membros e clientes com base nisso. O PPMI não visa clientes específicos, trata-se de trabalhar em conjunto e aumentar a transparência. A missão da nossa empresa é apoiar os armadores no seu processo de descarbonização em vez de lhes impor nada—.

Em relação aos preços, Fossum diz que —precisamos primeiro entender e analisar completamente os dados antes de começarmos a explorar tais possibilidades. É importante que entendamos os indicadores-chave de desempenho (KPIs) antes de implementá-los e ainda não chegamos lá—.

Nesse sentido, explica que entre os primeiros desenvolvimentos que se espera alcançar dentro desta iniciativa, em primeiro lugar, é a adesão de mais signatários. —Esta não é uma iniciativa em nível de empresa, trata-se de aumentar a transparência e mover todo o setor na mesma direção. Queremos que o PPMI seja uma 'estrutura inclusiva' que todos os participantes da indústria sintam que é significativo e prático para trabalhar. É por isso que achamos importante que os signatários possam escolher com qual trajetória se comparar, seja a trajetória de 50% da IMO ou a redução de 10% do acordo de Paris—.

A este respeito, acrescenta que —tal como os bancos, tentamos trabalhar em estreita colaboração com outros signatários para tornar isto o mais prático possível, partilhando pensamentos, ideias e experiências. Este processo continuará enquanto houver espaço para melhorias—.

PPMI — Vale ressaltar que os Princípios de Poseidon para Seguros Marítimos (PPMI) são uma estrutura global para quantificar e divulgar a intensidade carbônica das coberturas concedidas pelas seguradoras ao setor de Casco e Máquinas (H&M). Os signatários apresentarão anualmente um relatório sobre o alinhamento climático deste setor específico e serão comparados com duas trajetórias: uma em linha com a Estratégia Inicial de Gases de Efeito Estufa da IMO, onde se busca uma redução de 50% nas emissões de carbono até 2050; e outro alinhado ao Acordo de Paris, com redução de 100% nas emissões até 2050. O objetivo é apoiar a descarbonização e fornecer uma ferramenta comum para monitorar o progresso ao longo do tempo. | MM

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira