Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2022 - 07:58

É perigoso usar o celular carregando?

Especialista esclarece sobre a possibilidade de acidentes e riscos do aparelho.

Qual mãe que nunca brigou com o filho que estava mexendo no celular enquanto o aparelho carregava? Uma das maiores preocupações dos pais é que o dispositivo exploda ou pegue fogo se for utilizado ao mesmo tempo em que está conectado à tomada. Não é raro ver na mídia matérias sobre explosões e incêndios que envolvem os celulares – e isso aumenta ainda mais o medo de que esses casos se repitam.

O especialista em Assistência Técnica de Celulares e diretor da SmartPlay Assistência, Roberto Amorim, explica que a grande maioria desses acidentes é causado pelo superaquecimento dos aparelhos, o que muitas vezes está relacionado com problemas na bateria. Sim! Os celulares podem explodir enquanto estão carregando, mas isso é mais comum acontecer em aparelhos falsificados que não possuem os mesmos dispositivos de proteção que os originais.

— No momento de adquirir um novo celular ou carregador, é importante que esses produtos sejam originais. Além disso, caso o consumidor opte por um aparelho usado, é preciso estar atento porque a bateria pode ter sido trocada por uma falsificada— orienta Roberto. Para evitar acidentes, o especialista recomenda também que não use fone de ouvido enquanto o aparelho carrega e não dê carga em ambientes úmidos, como o banheiro.

Ainda que o risco seja menor, Roberto reforça que é preciso estar atento a possíveis sinais de explosão em todos os aparelhos, como o superaquecimento e o estufamento, que são importantes indicativos de que há algo errado. Se o celular estiver quente, desligue o aparelho e espere até a temperatura voltar ao normal, mantenha-o inativo e leve o quanto antes para uma assistência técnica para trocar a bateria de forma segura e verificar se houve outros danos.

Então, a preocupação dos pais é válida! Mexer no celular enquanto ele carrega pode apresentar riscos, mas que são evitáveis de acordo com as orientações do especialista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira