Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Líderes palestinos e israelenses reafirmam compromisso com o diálogo

Davos, Suíça - O Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o Vice - Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, reafirmaram ontem o compromisso de encontrar uma solução binacional e retomar as negociações, suspensas há muito tempo.

Para assistir ao conteúdo completo desse painel de discussão, acesse o link: http://gaia.world-television.com/wef/worldeconomicforum_annualmeeting2007/default.aspx

“O Oriente Médio precisa de paz com urgência, e o conflito entre o Israel e a Palestina é um dos conflitos mais graves que requer uma solução”, disse Presidente Abbas à Reunião Anual 2007 do World Economic Forum. “O diálogo entre as nações e diferentes setores da sociedade levará à paz.”

Lembrando dos acordos anteriores assinados com o Israel, além de outras iniciativas de paz, como o Road Map patrocinado pelas Nações Unidas, o Presidente Abbas pediu uma reabertura de negociações que levarão a um estado Palestino.

“O que precisamos fazer hoje é delinear o início e o fim desse processo de paz”, ele disse. “Continuamos dispostos a reabrir o processo de negociações. O medo e o desespero devem ser substituídos por paz e a perdão. Nada é mais importante que a paz… para nossos filhos.”

O Vice - Primeiro Ministro Livni retribuiu o pedido de buscar a paz para gerações futuras. “A nossa responsabilidade é de oferecer esperança, devemos isso a eles”, disse, após assistir a várias mensagens de paz enviadas por jovens Israelitas e Palestinos de Jerusalém, Ramallah e Tel Aviv, junto com os outros participantes em Davos.

Livni, como Abbas, também defende uma solução binacional para o conflito, mas perguntou qual seria a melhor maneira de atingir esse objetivo. Ele reafirmou o compromisso do Israel com o Road Map, mas disse que o atual governo palestino deve cumprir com a sua parte do acordo, que inclui a aceitação do direito de Israel de existir, além de renunciar ao terrorismo.

“Existe um estado palestino ao final do processo, mas o terrorismo deve ser expurgado”, enfatizou Livni. “O processo compreende uma série de etapas, mas cria um horizonte político.”

Ele também disse que para realizar a visão de duas nações, os centristas de cada lado precisam lutar contra os extremistas que querem destruí-la.

“Eu sei que existe uma expectativa de progresso”, disse Livni. “Eu sei que não é fácil.... mas queremos negociar, conversar, compartilhar idéias e encontrar pontos em comum.”

O ex - Primeiro Ministro israelense Shimon Peres também participou da discussão, dizendo que os problemas podem ser resolvidos e fez um apelo à comunidade internacional de negócios para investir na região, especialmente na proposta zona economic compartilhada entre o Israel, Jordânia e os Territórios Palestinos. “As empresas buscam mercados emergentes”, disse Peres. “Se você for global, você deve se interessar pela natureza global da paz.”

Fechando a sessão, Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do World Economic Forum, disse que o pedido feito por Peres aos investidores já está sendo correspondido, anunciando que o Forum está muito adiantado na criação de um conselho empresarial israelense-palestino para estimular investimento externo. “Ouvimos os jovens sobre a expectativa de paz… ouvimos os líderes”, disse Schwab. “Espero que todos cooperem para encontrar uma solução douradora.” Site: www.weforum.org/annualmeeting

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira