Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2022 - 07:38

Cachaça do Rio é destaque em Concurso Mundial de Bruxelas


Cachaça Tellura, de Campos dos Goytacazes, recebeu a medalha Grand Gold e o prêmio Revelação durante a competição, que contou com mais de dois mil inscrições de 60 países.

A cachaça fluminense Tellura, de Campos dos Goytacazes, ganhou o prêmio 'Revelação Spirits Selection' e a grande medalha de ouro do Concurso Mundial de Bruxelas 2022. O resultado foi anunciado esta semana e a Cachaça Tellura foi premiada com o rótulo Tellura Amburana, armazenado por três anos em tonéis de Amburana e Jequitibá.

A competição aconteceu de 20 a 24 de junho, em Guadalupe, e este ano mais de 2 mil inscrições de 60 países receberam as avaliações, feitas por um painel internacional com 120 especialistas - representando 34 nacionalidades. Os 3 principais países com o maior número de medalhas no quadro geral foram França, China e Brasil.

O concurso é um indicador das últimas tendências mundiais no mercado de bebidas destiladas e o troféu revelação é particularmente representativo. Este ano, apenas doze produtos foram selecionados (https://results.spiritsselection.com/fr/resultats) entre as revelações mundiais, e além da Tellura, a cachaça Middas, do interior de São Paulo, também representou o Brasil nessa categoria.

Para Carlos Alberto Corrêa, Diretor da Tellura, é um grande reconhecimento receber o prêmio de cachaça revelação e a grande medalha de ouro deste concurso, pela avaliação de especialistas de renome internacional. “É uma honra poder representar as cachaças do Estado do Rio com a Tellura Amburana, em meio a participantes de tantos países diferentes, promovendo a nossa expertise na destilação de cana-de-açúcar. Agradecemos o apoio e incentivo do Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC, ApexBrasil e do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça", ressalta o executivo.

Durante o concurso, além do prêmio revelação, três tipos de medalhas foram concedidas: Grandes Medalhas de Ouro, Medalhas de Ouro e Medalhas de Prata. Após a competição, os grandes vencedores da medalha de ouro foram degustados pela segunda vez por todos os presidentes do painel, que deliberam antes de entregar os troféus 'Revelação' a produtos inovadores, que correspondam às expectativas dos consumidores atuais.

Cachaça Tellura — Localizada em Campos dos Goytacazes, na Fazenda Abadia, a Tellura é uma das maiores cachaçarias brasileiras. Reconhecida por suas instalações e equipamentos de primeira linha e processo totalmente controlado, a fábrica possui 4 alambiques de cobre com capacidade para produção de 600 mil litros de cachaça anualmente, de onde saem quatro tipos de cachaça: Tellura Prata, premiada com duplo ouro na International Taste & Quality Institute (iTQi), de Bruxelas; Tellura Ouro, medalha de prata pelo Spirits Selection de Bruxelas, em 2019; Tellura Jequitibá, premiada com medalha de prata no San Francisco World Competition; e Tellura Amburana, que recebeu medalha de ouro na categoria madeiras brasileiras, durante concurso da Expocachaça 2019, conquistando a maior pontuação na categoria.

A fábrica da Tellura, que teve investimento de mais de R$ 10 milhões em tecnologia de ponta, conta com uma grande variedade de tipos de tonel, entre eles o de aço inoxidável, Jequitibá Rosa, Amburana e Carvalho, que permitem a realização de blends perfeitos para diferentes ocasiões e paladares. Além disso, os alambiques de cobre permitem que a cachaça apresente maior leveza, quando comparados com o alambique de aço. Para garantir um paladar ainda mais aveludado e de maior qualidade, é utilizado apenas a fração da destilação correspondente ao coração da cana-de-açúcar.

O Alambique Tellura também está em constante preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, por isso aproveita todos os resíduos produzidos durante o seu processo de fabricação. O bagaço da cana de açúcar é queimado na caldeira para gerar o vapor, que é utilizado na destilação, e o restante é utilizado como alimentação animal, assim como as leveduras secas. Já o vinhoto é utilizado na fertirrigação dos canaviais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira