Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2022 - 08:19

Neoenergia assina “Super Green Loan” com IFC

Modalidade de financiamento verde vinculado a metas ESG.

Empréstimo de R$ 550 milhões da International Finance Corporation (IFC) é o primeiro da modalidade concedido pela instituição global a uma companhia de distribuição de energia, e um dos primeiros Sustainability Linked Loan de infraestrutura no Brasil e no setor de distribuição de energia na América Latina.

A Neoenergia Coelba, distribuidora da Neoenergia na Bahia, e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, assinaram um Super Green Loan no valor de R$ 550 milhões e prazo de oito anos para o financiamento das linhas de investimento (capex) enquadrados como “verde” da companhia. Os recursos serão destinados a melhorias e expansão da rede e digitalização.

—A agenda ESG faz parte da estratégia de negócios da Neoenergia e permeia todas as nossas ações para o desenvolvimento sustentável. Vincular esse financiamento a metas ambientais, sociais e de governança traz transparência à nossa atuação e reforça o nosso compromisso com o setor de energia do país — destaca Eduardo Capelastegui, futuro CEO da Neoenergia a partir de 15 de julho de 2022.

O Super Green Loan, além de ser uma dívida certificada como verde, é um financiamento atrelado a metas ambiciosas e desafiadoras de ESG (Environmental, Social and Governance — ou ASG, em português, de Ambiental, Social e Governança), o que o caracteriza como um Sustainability Linked Loan. As metas acordadas serão apuradas em 2026 e, caso atendidas, reduzirão o custo contratado da dívida.

—No ano em que comemoramos o aniversário de 25 anos da Neoenergia, este contrato vem reforçar nossa atuação baseada em sólida disciplina financeira. Os recursos fortalecem nosso propósito de desempenharmos um modelo de negócio eficaz, com base em linhas de crédito com condições competitivas reiterando a estratégia de diversificação de fontes de financiamento para suportar o desenvolvimento do nosso plano de negócios —afirma Leonardo Gadelha, diretor-executivo de Finanças e de Relações com Investidores da Neoenergia.

Entre as metas ambientais e de gênero previstas em contrato, a Neoenergia se compromete a reduzir o índice das emissões de carbono em suas unidades, atingindo emissões abaixo de 50g de CO2/KW gerado até 2026, e a promover a inclusão de mulheres no setor elétrico, alcançando 10,7% de mulheres eletricistas na Neoenergia em 2026.

Para ampliar a participação feminina na sociedade, a empresa oferece oportunidades na Escola de Eletricistas, com turmas exclusivas e percentual reservado para mulheres nos cursos mistos. Vale destacar que a Neoenergia já formou mais de 400 mulheres pelo programa, e cerca de 270 foram contratadas pelas distribuidoras do Grupo desde o início do projeto, em 2017.

—Este financiamento inovador está alinhado com a estratégia energética da IFC no Brasil, que identifica a transmissão e distribuição como um segmento chave para a descarbonização do setor de energia. Além disso, ao apoiar um player importante como a Neoenergia Coelba, a IFC envia um sinal positivo ao mercado, aumentando a competitividade do setor privado no Brasil —afirma Carlos Leiria Pinto, gerente-geral da IFC no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira