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20/07/2022 - 07:54

Embraer prevê crescimento de 3,2% ao ano nas próximas 2 décadas


Relatório cita a importância de flexibilidade de frota e aeronaves menores, tipo, até 150 assentos, e cargas menores, para atender ao novo perfil de demandas e impulsionar a sustentabilidade.

A Embraer publicou suas Perspectivas de Mercado para os próximos 20 anos para o segmento de aeronaves comerciais com menos de 150 assentos. O relatório apresenta análises e tendências globais e regionais que influenciarão a demanda por novos jatos e turboélices até 2041.

Os executivos da empresa destacaram os principais elementos do relatório em uma coletiva de imprensa no dia 19 de julho (terça-feira), durante o Farnborough Airshow, onde incluíram: Crescimento e Recuperação da Demanda — A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), crescerá 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado. O crescimento mais fraco reflete uma desaceleração de curto prazo da economia global, os efeitos da pandemia e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia.

Espera-se que os RPKs retornem aos níveis de 2019 até 2024.

Digitalização e Regionalização — Continuarão as tendências para o aumento da digitalização (home office, videoconferências) e regionalização (relocalização produtiva - reshoring), que surgiram no início da pandemia, e irão impulsionar a demanda por aeronaves de menor capacidade.

Foco na flexibilidade da frota e na transição para tecnologias verdes — A adequação da capacidade à demanda é a maneira mais sustentável de capturar as oportunidades de crescimento no mundo pós-pandemia. Novas tecnologias verdes tendem a se concentrar em aeronaves de menor porte, onde as inovações são inicialmente aplicadas antes da introdução em plataformas maiores. Nesse contexto, aviões menores são elementos-chave para viagens aéreas mais sustentáveis, além de melhorar igualmente a conectividade.

Conversões de aviões de passageiros para cargueiro — O forte crescimento do comércio eletrônico está abrindo novos mercados para aeronaves a jato de carga com menor capacidade, impulsionando a demanda por conversões de passageiros para cargueiros.

Entregas de novas aeronaves — Por números: demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos 10.950 unidades | 8.670 jatos | 2.280 turboélices. Valor de mercado de todas as novas aeronaves: US$ 650 bilhões.

Taxa de crescimento anual de RPK — classificada por região: 4,3% -Ásia-Pacífico (inclui China); 4,0%-América Latina; 3,8% -África; 3,2% - Média Global; 3,2% -Oriente Médio; 2,3% - Europa; 2,0%- América do Norte.

Participação de RPK até o final de 2041: 42% -Ásia-Pacífico; 38%- Europa + América do Norte.

Entregas de jatos: 8.670- (% de participação): 2.740 - América do Norte (31,6%); 2.230 Ásia-Pacífico; (25,7%); 2.320 -Europa e CEI -(26,8%); 750 -América Latina (8,7%); 330 -Oriente Médio -(3,8%); 300 -África -(3,5%).

Entregas de turboélices: 2.280- (% de participação): 960- Ásia-Pacífico-(42,1%); 500- Europa e CEI -(21,9%); 400 -América do Norte -(17,5%); 200 -África – (8,8%); 180 América Latina – (7,9%); 40 -Oriente Médio -(1,8%).

Embraer — Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de oito mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

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