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07/06/2008 - 20:29

ALL investe R$ 10 milhões em treinamento

Novo recorde de recursos se destinará a programas de capacitação e reciclagem, envolvendo mais de 4 mil colaboradores

Reconhecida como a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11) investirá R$ 10 milhões em treinamentos em 2008, num total de 4 mil colaboradores treinados das mais diversas áreas da companhia.

“Depois do grande volume de treinamentos do último ano, revisaremos todo o escopo técnico. Quando falamos em desenvolvimento de gente, precisamos pensar na estrutura e na continuidade dos treinamentos. A educação contínua promove a melhoria do desempenho dos colaboradores e, conseqüentemente, a construção e manutenção de uma base sólida de talentos para a Companhia”, afirma Tatiana Soares Sponholz, Coordenadora de Gente da ALL.

Além da continuidade dos treinamentos de Metodologia, toda a base operacional da ALL passará pelo treinamento de Gerenciamento de Rotina. As equipes alocadas nas oficinas contarão com a Formação de Técnicos Mecânicos, curso com duração de um ano que tem como objetivo melhorar a qualificação técnica dos participantes. A companhia investirá ainda no ensino à distância para desenvolver cursos básicos e integração com metodologia online.

Em 2007, a ALL realizou um número recorde de treinamentos. Foram 5.525 colaboradores treinados em cursos como Auditor Interno, Formação de Maquinistas, Operadores de Produção, GBA, Liderança, Reciclagem de Maquinistas e Motoristas e Metodologia.

Perfil ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de 1.050 locomotivas e 30 mil vagões, além de cerca de 1.000 veículos entre próprios e agregados.

A ALL possui ainda uma estrutura consolidada que conta com mais de 70 unidades espalhadas por cidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Entre seus principais clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobras e Gerdau. Seus serviços logísticos incluem o desenvolvimento de projetos customizados, movimentação nacional e internacional door-to-door, distribuição urbana, coletas milk run, gestão completa de armazéns, centros de distribuição e estoques. Atende aos mais diversos segmentos: commodities agrícolas e fertilizantes, combustíveis, construção, madeira, papel, celulose, siderúrgicos, e autopeças, embalagens, químicos e petroquímicos, bebidas, entre outros.

A empresa iniciou suas atividades em março de 1997 como Ferrovia Sul Atlântico, ao vencer o processo de privatização da malha ferroviária sul (PR, SC e RS). Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional, passou a operar também no trecho sul de SP. Em agosto de 1999 adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP, dobrando a extensão de sua malha. Em julho de 2001 integrou a totalidade dos ativos e atividades da Delara, dando origem à maior empresa de logística da América Latina.

O lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, em junho de 2004, foi um marco na trajetória da ALL, pois possibilitou a captação de recursos para financiar seu projeto de crescimento. Hoje, é a única empresa de logística que possui capital aberto no Brasil, com práticas de governança corporativa superiores.

Aquisição Brasil Ferrovias – Em maio de 2006, a ALL comprou as operações da Brasil Ferrovias, tornando-se a maior companhia ferroviária do país. Estendeu seu negócio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliou sua atuação no estado de São Paulo e passou a ter acesso ao Porto de Santos, o mais importante do País.

A aquisição foi feita por meio de uma troca de ações no valor de R$ 1,4 bilhão, e o valor total da operação, considerando-se a dívida líquida da empresa incorporada, foi de aproximadamente R$ 3 bilhões. A Brasil Ferrovias possuía 4,7 mil km de via férrea, 7,8 mil vagões e 280 locomotivas. A história da ALL se repete com a oportunidade de transformar a Brasil Ferrovias numa operação ferroviária viável e contribuir para o aumento da participação da ferrovia na matriz de transporte brasileira. Hoje a participação ferroviária no Porto de Santos está na faixa de 27%, enquanto em Paranaguá, onde a ALL já atuava, o percentual é 60%

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