Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2022 - 08:36

Abastecimento no Brasil sob controle, diz IBP


Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), através do seu boletim “Monitoramento do Abastecimento” traça um panorama do cenário global das atividades de refino e de distribuição, além de análises e estimativas sobre o mercado nacional de diesel, mais especificamente sobre o abastecimento do diesel no Brasil.

De acordo com o IBP, nos EUA os estoques comerciais de petróleo bruto dos EUA caíram ligeiramente na semana passada para 426,6 milhões de barris, e agora estão cerca de 6% abaixo da média de cinco anos, disse a EIA. Por outro lado, na última semana, a EIA também publicou um relatório, indicando um aumento na capacidade global de refino para os próximos anos. A projeção considera a entrada em operação de refinarias de elevada capacidade, sobretudo na China e no Oriente Médio, que podem adicionar mais de 4 milhões b/d em capacidade até o fim de 2023. A expectativa da IEA é de que a capacidade líquida global de refino — descontando a capacidade de refinarias previstas para fechar — seja ampliada em 1 milhão b/d em 2022 e em mais 1,6 milhão b/d em 2023.

Abastecimento do diesel no Brasil — Segundo o IBP, as estimativas de demanda para o diesel S10 A mostram um crescimento de 12,2%, em 2022, em comparação a 2021. Este percentual está alinhado com o crescimento médio do diesel S10 entre 2016 e 2021. Na produção, as projeções mostram um esforço das refinarias para aumentar a oferta do combustível.

Na análise do Instituto, as atuais projeções de demanda, produção e importação de diesel S10 mostram uma melhoria no cenário. — A oferta total no Brasil é superior à demanda projetada nos meses de julho, agosto e outubro. Já nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2022 há a expectativa de um pequeno déficit que poderá ser suprido com os estoques atuais. É importante ressaltar que este cenário representa a fotografia do momento atual, podendo a partir de variações na demanda, produção e importação levar a resultados diferentes— ressalta.

Abastecimento de S10A — O monitoramento do abastecimento de diesel considera o produto S10A. Para este fim, analisamos as projeções de produção interna e importação para estimarmos o déficit ou superávit do produto.

Estimativa de produção e importação de S10A em 2022 — As projeções de produção refletem o esforço das refinarias para melhoria da oferta. Os dados de importação mostram que em dezembro poderá importar menos da metade do que importava em julho deste ano.

Balanço de oferta e demanda de diesel S10A em 2022 — As atuais projeções de demanda, produção e importação de diesel S10A mostram uma melhoria em relação ao cenário apresentado no boletim anterior. A oferta total no Brasil é superior à demanda projetada nos meses de julho, agosto e outubro. Nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2022 há a expectativa de um pequeno déficit que poderá ser suprido com os estoques atuais do país. Vale ressaltar que este cenário representa a fotografia do momento atual. Variações na demanda, produção e importação efetivamente realizadas podem levar a resultados diferentes — conclui o IBP..

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira