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09/08/2022 - 08:29

Neogrid registra crescimento na receita líquida de 8% no 2T22

A receita líquida foi de R$ 63,5 milhões; Companhia apresenta plano estratégico para redirecionar crescimento e rentabilidade.

A Neogrid Participações S.A. (NGRD3), empresa do segmento de Software as a Service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos, apresentou receita líquida de R$ 63,5 milhões no segundo trimestre deste ano (2T22) e nível de recorrência de 97,4% redução de 1,2 ponto percentual ao mesmo período de 2021.

Destaque do trimestre, o plano estratégico traz os pilares para retomada da trajetória de crescimento e rentabilidade da empresa envolvendo reforço de times e ajustes operacionais. A empresa destaca que o curto prazo exigirá esforço e os ganhos de eficiência serão graduais – etapa necessária para construção de equipes e das bases sólidas para o projeto.

O plano inclui cinco grandes blocos sendo o primeiro a definição de mercados-alvo, isto é, os segmentos nos quais as soluções da Neogrid oferecem maior aderência e potencial de expansão. O maior foco de mercado foi desdobrado em todo o ciclo de produto: estão planejados ajustes no portfólio de soluções com intensificação de roadmap de P&D consistentes com as prioridades estabelecidas; adequação da estrutura de customer success para maior qualidade de suporte e retenção; remodelagem da estrutura comercial e expansão dos esforços de venda elevando o nível de especialização dos agentes e potencial de conversão de vendas. Completando o ciclo, o quinto bloco traz iniciativas para ampliação e diversificação da rede de distribuição apoiadas por novas parcerias comerciais.

Em cenário de deterioração macroeconômica que requer o endereçamento de riscos e a captura de oportunidades, o Ebitda do segundo trimestre somou R$6,4 milhões (-47,9% na comparação com o segundo trimestre de 2021), com margem de 10,1% (-10,8 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2021), refletindo a consolidação das empresas adquiridas pela Neogrid.

No segundo trimestre deste ano, a Neogrid reforçou o time com Susana Salaru como nova diretora financeira e de relações com investidores. Com mais de 16 anos de experiência no mercado financeiro e MBA Fuqua School of Business – Duke University, Susana atuou em Equity Research com foco nos setores de Tecnologia, Telecom e Educação. No Itaú BBA, liderou e dirigiu os times de cobertura e participou em diversos processos de IPO de companhias de Tecnologia, Telecom e Educação. A atuação da profissional destacou-se nas coberturas do mercado brasileiro e LatAm e lhe conferiu consistente participação no ranking da Institutional Investor.

O CEO, Jean Klaumann, planeja levar a Neogrid a níveis operacionais e financeiros superiores, trazendo a Companhia a nova trajetória de crescimento. — Na construção do nosso plano estratégico para 2022, elencamos fatores críticos, avaliamos aquilo que fazemos de melhor, e definimos nosso foco de atuação. A partir de uma análise de mercado ativo, concluímos que os segmentos de bens de consumo (CPG) e eletroeletrônicos oferecem uma combinação muito poderosa para promover nosso crescimento: nestas duas verticais temos o maior nível de sucesso, somam a maior parte de nossa receita e são suficientemente grandes para multiplicarmos o desempenho da Neogrid. Com essa estratégia focada em dois segmentos, somos capazes de otimizar as ferramentas e recursos que temos, tanto nos investimentos em tecnologia como no emprego dos times para realizar as entregas — afirmou.

O CEO destacou também o direcionamento dos investimentos para revitalização e inovação em soluções. —Olhamos para nosso portfólio, modelos de oferta, experiência do usuário e relacionamento com os clientes da base. Encontramos oportunidades de melhoria em soluções ativas e simplificação de ferramentas, além da combinação de algumas de ofertas entre as soluções de empresas adquiridas que integram a família Neogrid—.

Klaumann salientou que a Companhia está proporcionando maior musculatura ao time comercial e avançando em estratégias de parcerias, a fim de descentralizar processos de venda, entrega e atendimento via canais parceiros, e para fortalecer a cobertura de dados. —Desta forma, maximizamos a nossa capacidade de vender, entregar e reter clientes— conclui.

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