Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2022 - 09:30

Presidente da Ceasa/RJ no encontro da Flama e Abracen


Bianca de Carvalho participa do Encontro Latino-Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento, juntamente com outros órgãos e entidades irão discutir ações de segurança alimentar, combate à fome, legislação específica do setor e intercâmbio de projetos bem sucedidos.

De acordo com o presidente da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama), Arturo Martinez, — 40% de toda produção agrícola latino-americana é desperdiçada e vai parar no lixo— . Esse e outros temas serão debatidos no Encontro Latino-Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento, entre os dias 15 e 19 de agosto(segunda a sexta-feira), nas cidades de Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. A organização é da Flama e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen).

— Queremos contribuir com políticas públicas que envolvam toda a cadeia produtiva, desde os produtores até os comerciantes finais. Os pontos mais importantes a serem desenvolvidos pelo setor são boas práticas comerciais; governança; perdas e desperdícios; e combate à fome — destaca o presidente da Flama, Arturo Martinez.

Delegação Brasileira — O estado do Rio de Janeiro será representado pela presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho. A comitiva brasileira terá ainda representantes da Abracen, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Ceasa/Paraná; Ceasa/Ceará; Ceasa/Sergipe, dirigentes de sindicatos, empresários e outros públicos de interesse.

— Esse encontro atualiza os principais temas do setor, aprofunda as discussões e aumenta o nível do debate. Possibilita contato com novas perspectivas, inovações e trocas de experiências. Podemos também avançar nas soluções para os gargalos do abastecimento, identificados no dia a dia de cada um — avalia a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho.

Experiências latino-americanas — O evento será todo dedicado ao intercâmbio de conhecimentos entre os representantes do setor de abastecimento de países da América Latina, em especial Brasil, Uruguai, Argentina, Peru e México.

Haverá painéis voltados a essa troca com apresentações da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento; da Unidade Agroalimentar Metropolitana de Montevideo; do Mercado Municipal de Lima, no Peru; da Junta Provincial de Mercados Atacadistas de Frutas e Hortaliças de Buenos Aires; do Mercado Provincial e Gastronômico de Buenos Aires; e de representates do México.

A abertura oficial do Encontro Latino-Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento vai ocorrer no dia 17 de agosto(quarta-feira), às 10 horas, no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) da Província de Buenos Aires.

Na ocasião, o ministro do MDA, Javier Rodrígues, vai apresentar as ações do Ministério. Haverá ainda intervenções do prefeito de Berazategui, cidade da Grande Buenos Aires, Juan José Mussi, e dos representantes da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama) e da União Mundial de Mercados.

Conferências diversas — Ainda durante a tarde, a representante argentina da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em Inglês), Cecilia Llabres, fará palestra sobre exportação de alimentos.

Já o vice-presidente da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento, Raúl Giboudot, vai falar sobre empresas exportadoras e importadoras.

Na sequência, o painel Produção de Frutas, Hortaliças e Abastecimento de Cidades contará com quatro exposições: a do presidente da Câmara Argentina de Atividade Hortifrutícola (CAAF na sigla em Espanhol), Néstor Lombardi; de Manuel Martín, da CAAF, falando sobre calendário de frutas e verduras da estação; e de Ariel Monzón, consultor de redução de perdas e resíduos.

O responsável de Políticas e Sistemas Alimentares da FAO-Argentina, João Intini, fecha a mesa com fala sobre insegurança alimentar no país e alta no preço dos alimentos.

O governador da Provincia de Buenos Aires, Axel Kicillof, fará o encerramento das apresentações do dia 17 de agosto (quarta-feira).

Estudos tecnológicos — A delegação brasileira vai visitar a Estação Experimental Gorina, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O equipamento busca contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de horticultura e agroalimentar de Buenos Aires.

A função da Gorina é gerar, adaptar e transferir tecnologias competitivas, ambientalmente produtivas e economicamente sustentáveis, pensando na diversificação dos sistemas agroalimentares e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico.

Visitas técnicas — Os representantes da comitiva brasileira vão conhecer a Unidade Agroalimentar Metropolitana de Montevideo (UAM), no Uruguai, a primeira plataforma logística de comercialização de alimentos por atacado no país.

Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) de Montevideo

O anfitrião será o presidente da UAM, Daniel Garín, que vai falar sobre o parque logístico. O espaço conta com 600 empresas instaladas e completou um ano de funcionamento em fevereiro. Nesse período comercializou 360 mil toneladas de hortifrutigranjeiros.

O Conselho de Administração da UAM vai fazer um tour, no dia 16 de agosto(terça-feira), pelas instalações da central logística, com 950 mil metros quadrados. Eles vão percorrer os armazéns do Mercado de Frutas e Hortaliças, a Área de Atividades Logísticas, aZona de Atividades Complementares e o Mercado Multiusos.

Já na Argentina, a visita técnica será ao Mercado Central de Buenos Aires. Outros centros comerciais também serão visitados, entre eles, o Mercado Frutícola de Avellaneda, cidade da Região Metropolitana de Buenos Aires, e os Mercados Atacadistas da Grande Buenos Aires.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira