Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2022 - 08:00

Indústria do Rio de Janeiro recua em junho: 2ª vez consecutiva


No semestre o crescimento foi de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2021. A Firjan reforça necessidade de adoção de políticas públicas atentas aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos.

Em junho, descontados os efeitos sazonais, a produção industrial do estado do Rio de Janeiro apresentou queda de 2,4% na comparação com o mês de maio, de acordo com os dados divulgados no dia 09 de agosto (terça-feira), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o segundo recuo consecutivo na passagem mensal. Apesar do resultado, a produção industrial fluminense encerra o primeiro semestre deste ano com crescimento de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2021. Para efeito de comparação, nos seis primeiros meses do ano a indústria nacional registra queda de 2,2%.

A Firjan pontua que, de fato, no primeiro semestre deste ano, tanto a indústria nacional quanto a fluminense sofreram com as adversidades de um período conturbado. Após a deflagração da guerra na Ucrânia, veio o impacto inflacionário global e os consequentes aumentos das taxas de juros nas principais economias do mundo.

Em um cenário de desabastecimento de insumos, alta de custos e perspectiva de recessão mundial, no acumulado do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, os principais impactos negativos na indústria fluminense foram mais fortemente sentidos no segmento de metalurgia (-13,3%), seguido por produtos de metal (-11,9%) e produtos de borracha e material plástico (-6,4%). Esse último, influenciado pela menor produção de peças e acessórios para veículos.

Diante de um contexto internacional adverso, a Firjan reforça a necessidade de adoção de políticas públicas atentas aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos. Além disso, ressalta que a manutenção de uma gestão fiscal responsável e a busca pela aprovação de reformas estruturais contribuirão para a construção de um ambiente de maior credibilidade e confiança por parte dos investidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira