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11/08/2022 - 06:44

Grupo Profarma registra lucro líquido de R$ 66,2 milhões no 2T22


Recordes de Ebitda com alta 80,5% e 96,3%, respectivamente, ante o segundo trimestre de 5021.

O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou no dia 10 de agosto de 2022 (quarta-feira), os resultados do segundo trimestre de 2022. Foi mais um trimestre com lucratividade recorrente impulsionada pelos bons desempenhos, tanto da Profarma Distribuição quanto da Rede d1000.

A receita bruta consolidada atingiu R$ 2,2 bilhões, montante 22,8% superior ao registrado no segundo trimestre de 2021 sendo 23,2% na Profarma Distribuição e 34,3% na Rede d1000, que comprovam a consistência do êxito na implementação do planejamento estratégico do Grupo.

O lucro bruto consolidado somou R$ 318,6 milhões, 32,2% maior frente ao segundo trimestre de 2021, com crescimento de 30,6% no indicador da Profarma Distribuição e 34,6% no da Rede d1000. O maior resultado foi acompanhado de ganho de rentabilidade: a margem bruta alcançou 16,5%, 1,0 p.p. acima do registrado no segundo trimestre de 2021.

Mesmo em um ambiente de inflação crescente, as despesas operacionais se mantiveram em linha com o percentual da receita líquida quando comparado com o mesmo trimestre de 2021. Com isso, a geração operacional medida pelo Ebitda no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 148,0 milhões, evolução de 80,5% em relação ao segundo trimestre de 2021, a partir do crescimento de 45,0% na Profarma Distribuição e 56,5% na Rede d1000, além dos R$ 28,9 milhões da venda da participação na Profarma Specialty. A margem Ebitda do Grupo no segundo trimestre de 2022 foi de 7,7%, foi 2,4 p.p superior aos 5,3% registrado no segundo trimestre de 2021.

A alta na taxa de juros, de cerca de 200% no período (de 4,4% no segundo trimestre de 2021 para 13,3% no segundo trimestre de 2022) pressionou o resultado financeiro, levando a companhia a registrar despesa financeira líquida de R$ 45,1 milhões no segundo trimestre de 2022, R$ 25,7 milhões acima dos R$ 19,4 milhões registrados no segundo trimestre de 2021.

O comprometimento e empenho do Grupo Profarma com a execução de suas estratégias tem mantido o ritmo de crescimento de seu desempenho operacional. A constante evolução dos resultados permitiu compensar a alta dos juros e a inflação, levando o Grupo a entregar lucro líquido de R$ 66,2 milhões no segundo trimestre de 2022, 96,3% superior aos R$ 33,7 milhões do segundo trimestre de 2021, apresentando o CAGR de 90,5% no LTM no segundo trimestre.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max Fischer, comentou: “Com os resultados alcançados neste segundo trimestre, mostramos que seguimos entregando crescimento com rentabilidade, conforme temos afirmado. Temos confiança na estratégia adotada e os resultados do Grupo evidenciam que estamos no caminho certo, sempre focados em melhorar a experiência dos nossos clientes e gerar retorno aos nossos acionistas.”

Destaques por Divisão: Profarma distribuição — no segundo trimestre de 2022, a Profarma Distribuição obteve Receita Bruta de R$ 2,1 bilhões, desempenho 23,2% superior ao mesmo trimestre do ano anterior. O lucro bruto de R$ 191,4 milhões representa aumento de 30,6% ante o resultado obtido no segundo trimestre de 2021 e a margem bruta de 10,5% foi 0,4 p.p. maior. O Ebitda alcançou R$ 76,0 milhões, 44,8% acima do segundo trimestre de 2021, e a margem Ebitda de 4,2% aumentou 0,6 p.p. Considerando o acumulado em 12 meses, o Ebitda da Profarma Distribuição apresenta evolução média anual de 26,6% nos últimos três anos, atingindo R$ 181,3 milhões.

Rede d1000 — Ao final do segundo trimestre de 2022, a Rede d1000 contava com 210 lojas em operação, tendo reformado/ampliado 9 unidades durante o trimestre. A Companhia apresentou Receita Bruta de R$ 393,2 milhões, evolução de 34,3% versus o mesmo período de 2021. No trimestre, o Ebitda alcançou R$ 43,1 milhões, crescimento de 56,3% ante o segundo trimestre de 2021, com Margem Ebitda de 11,0%, 1,6 p.p. superior ao apurado no segundo trimestre de 2021. A Rede d1000 registrou avanço excepcional no seu resultado ao apurar lucro líquido de R$ 12,2 milhões no segundo trimestre de 2022, o que representa crescimento de 516,2% na comparação com o resultado líquido do segundo trimestre de 2021.

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