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12/08/2022 - 09:35

Marfrig tem lucro líquido de RF$4,3 bilhões no 2T22


E anuncia distribuição de R$ 500 milhões em dividendos. Resultado consolida números das operações América do Norte e América do Sul da Marfrig e da BRF. Perfil da companhia mostra grande diversificação de portfólio e de mercados. Operação América do Norte passou a representar 42% da receita líquida da companhia, a América do Sul representa 21% e a BRF corresponde a 37%. O Ebitda ajustado consolidado alcança R$ 4 bilhões e a margem Ebitda ajustada consolidada é de 11,5%. Operação América do Sul é destaque, com avanço de 41,6% na receita e 275% no Ebitda. Margem Ebitda é de 9,5% no trimestre. Marfrig propõe distribuição de meio bilhão de reais em dividendos, cancelamento e novo programa de recompra de 31 milhões de ações.

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2022.

Os resultados passaram a consolidar as informações contábeis e financeiras da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig desde 1º de abril deste ano, quando o Conselho de Administração da BRF —indicado pela Marfrig — tomou posse.

No consolidado, a receita líquida neste segundo trimestre atingiu R$ 34,5 bilhões. No período, o Ebitda ajustado alcançou 4 bilhões de reais e a margem Ebitda ajustada foi de 11,5%. —Com sua participação na BRF, a Marfrig tornou-se uma empresa muito mais diversificada, tanto no que diz respeito ao portfólio de produtos, quanto na origem das receitas — afirmou Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. —Foi um movimento que trouxe maior resiliência às mudanças de ciclos e que, portanto, adiciona valor aos investidores—.

Com a consolidação da BRF, a Operação América do Norte da Marfrig passou a representar 42% da receita líquida da companhia – contra 76% no segundo trimestre de 2021. A Operação América do Sul representou 21% —24% no segundo trimestre de 2021— e a BRF correspondeu a 37% das receitas no período entre abril e junho deste ano. No portfólio de produtos, a proteína bovina contribuiu com 63% da receita líquida. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes históricas – representaram 37% das vendas totais.

O movimento também levou a um maior equilíbrio no mix de mercados consumidores. Considerando-se as vendas de todas as operações, os Estados Unidos continuaram a ser o maior mercado da Marfrig, com uma participação de 38% das receitas líquidas totais. Na sequência, vêm Brasil, com 25%, China e Hong Kong, com 12%, e Japão e Europa, cada um com 4%.

No segundo trimestre de 2022, a Marfrig registrou um lucro líquido de R$ 4,3 bilhões, resultado da boa performance de suas operações e do investimento realizado na BRF. Desse total, cerca de R$ 3,8 bilhões equivalem ao PPA (Purchase Price Allocation ou Alocação do Preço de Compra), valor calculado por meio de um laudo elaborado por uma empresa técnica e credenciada, que fez uma avaliação criteriosa e certificou uma compra vantajosa da Marfrig nas ações da BRF.

Nesse período, a Marfrig continuou a investir na expansão de sua operação. Foram R$ 523 milhões em Capex, com destaque para a construção de uma nova fábrica de hambúrgueres, localizada em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Inaugurada em agosto, a planta é uma das mais modernas do mundo.

Disciplina financeira e dividendos — A estratégia de liability management foi um dos destaques do resultado. Ao longo do trimestre, a Marfrig realizou a recompra e o cancelamento de mais de US$ 320 milhões em bonds, com o objetivo de reduzir o endividamento bruto e as despesas financeiras e, assim, melhorar a geração de caixa dos resultados futuros. Graças ao baixo patamar de alavancagem — 2,01 vezes em reais e duas vezes em dólar, na relação dívida líquida/UDM Ebitda ajustado — a agência de classificação de risco Moody's elevou a nota de crédito da Marfrig, em escala global, para ‘Ba2’ (anterior ‘Ba3’) com manutenção da perspectiva como positiva.

Diante da boa performance da companhia no período, a administração da Marfrig propôs a distribuição antecipada de 500 milhões de reais em dividendos intermediários, equivalente a aproximadamente R$ 0,76/ação, ou cerca de 6% de retorno ao investidor (dividend yield). Além disso, a Marfrig anunciou o cancelamento de 31 milhões de ações mantidas em tesouraria, e lançará um novo programa de recompra de 31 milhões de ações.

Operação América do Norte — No segundo trimestre de 2022, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, continuou a apresentar margens acima da média histórica do setor de proteína bovina. A receita líquida da operação foi de R$ 14,5 bilhões (aproximadamente US$ 3 bilhões ), em linha com o mesmo período do ano passado. A participação na receita líquida total foi de 42% e o Ebitda ajustado atingiu R$ 1,9 bilhão (US$ 388 milhões), representando 47% do Ebitda consolidado da companhia no período. A margem Ebitda ajustada foi de 13,2%.

O volume total de vendas da Operação América do Norte chegou a 516 mil toneladas — um crescimento de 1,8% em relação ao segundo trimestre do ano passado. O mercado doméstico americano segue como maior consumidor dos produtos oferecidos pela National Beef (87%). Entre os mercados internacionais, Japão e Coreia do Sul geraram 64% das receitas de exportação.

Operação América do Sul — O segundo trimestre de 2022 foi de grande evolução em todos os indicadores financeiros da o peração América do Sul da Marfrig. O volume de vendas foi de 357 mil toneladas, o que representou um crescimento de 11,6% na comparação anual. A receita líquida foi a maior da história dessa operação em um trimestre: 7,1 bilhões de reais. Trata-se de um avanço de 41,6% em relação ao mesmo período de 2021.

O desempenho é consequência do aumento de 27% no preço médio total de vendas em todos os mercados em especial nas exportações, que, mesmo medido em dólares, avançou quase 42% entre os períodos.

As exportações representaram 67% da receita total, percentual recorde, com crescimento de 9,4 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2021. No trimestre, aproximadamente 74% do total das exportações da Operação foram para os mercados da China e de Hong Kong.

O Ebitda ajustado da Operação América do Sul também atingiu o maior nível histórico: de 678 milhões de reais, 275,3% superior a igual período do ano passado. A margem Ebitda ajustada alcançou 9,5%, um aumento de 594 bps em relação à margem do segundo trimestre de 2021, e o lucro bruto foi de 996 milhões de reais, 156% maior na mesma base de comparação.

— Este foi um trimestre excepcional, apesar de todos os desafios existentes na região — diz Miguel Gularte, CEO da Operação América do Sul da Marfrig. —Continuaremos a buscar a máxima eficiência produtiva e a buscar as melhores oportunidades nos mercados domésticos e nas exportações—.

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