Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2008 - 21:09

Mercado de trabalho mantém ritmo aquecido

Área Industrial cresceu 30,47% em relação ao mesmo período do ano passado.

O mercado de trabalho segue o boom da economia brasileira. As empresas estão investindo e contratando cada vez mais, o que aumenta o número de empregos e de consumidores.

Esse aumento no consumo nacional tem obrigado indústrias de diversos setores a se desdobrarem para atender a demanda. Em conseqüência disso, a área Industrial é a que mais contrata no momento.

De acordo com pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos, o setor Industrial foi o que mais abriu vagas em maio. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 30,47%. “Isso porque o País ainda nem começou a usufruir dos benefícios da classificação no Investment Grade e desses projetos de investimento anunciados recentemente. O aumento real de vagas ainda está por vir”, afirma Hélio Terra, Presidente da Manager, referindo-se à classificação do Brasil por duas agências internacionais como um País seguro para investir e ao pacote anunciado pelo Governo Federal que vai beneficiar diversos setores da Indústria.

Sobre a pesquisa - A pesquisa da Manager abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre esses, os que mais se destacaram foram São Paulo, com 43% das vagas, sendo 13% dessas em Campinas e 3% em São José dos Campos; Paraná, com 17%; Rio de Janeiro, com 15%; Minas Gerais, com 10%; Rio Grande do Sul, com 8%; e Bahia, com 7% das vagas.

Idiomas - Foram contabilizadas 2.782 vagas em maio último, 86,38% solicitavam fluência ou conhecimentos do idioma inglês e 9,67%, do espanhol. Houve também solicitação pelo alemão, 1,29%, pelo francês, 1,22% e pelo japonês, 1,15%

Carreiras que mais se destacaram - A área de Engenharia em geral ainda é a que mais contrata. Em maio, o setor foi responsável por 34,51% das vagas. Em segundo lugar ficaram os Administradores de Empresas, com 22,55%; e, em terceiro, os profissionais da área Financeira, formados em Ciências Contábeis, com 10,97%. As outras posições se dividiram entre os profissionais das áreas de: Economia (8,59%), TI (7,78%), Publicidade, Propaganda e Marketing (3,26%), Direito (2,07%), Psicologia (2,05%) e outras (8,29%).

A hierarquia das vagas foi dividida entre: executivos/diretoria, com 20,70% das vagas; média gerência, com 46,59%; e os técnicos, analistas e assistentes, com 32,71%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira