Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2022 - 08:50

Orquestra Ouro Preto chega ao Rio de Janeiro para concertos

Com grandes nomes da música.

Com 22 anos de trajetória, a orquestra, com regência do maestro Rodrigo Toffolo, busca aproximar diferentes públicos da música de concerto; formação mineira chega ao Rio de Janeiro para dois concertos com nomes consagrados da MPB. Os encontros serão com a dupla Anavitória, dia 20 de agosto na Cidade das Artes, e com o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, dia 28 de agosto, na Praia de Copacabana

A Orquestra Ouro Preto tem encontro marcado com grandes nomes da MPB no Rio de Janeiro. O primeiro deles será, dia 20 de agosto, com a dupla Anavitória, na Cidade das Artes, às 21 horas, como parte do projeto SulAmérica Sessions. Na semana seguinte, dia 28 de agosto, é a vez de Alceu Valença e orquestra se unirem para a estreia do álbum “Valencianas II”, com um grande espetáculo na Praia de Copacabana, às 18h. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, os concertos buscam a formação de novos em um exercício de popularização da música de concerto.

A apresentação com Ana Caetano e Vitória Falcão, que formam a dupla Anavitória, é inédita. Nomes influentes da nova geração da música popular brasileira, com referências que passeiam pelo pop até o folk, as cantoras conquistaram público e crítica com a delicadeza de suas vozes e composições, além de acumular, em poucos anos de carreira, diversos prêmios e milhares de visualizações nas plataformas digitais. No setlist, estão sucessos como “Singular”, “Trevo (Tu)”, “Amarelo, Azul e Branco” e “Explodir”. A escolha das músicas partiu de uma curiosidade das duas artistas em descobrir como tais canções soariam com orquestra, já que pareciam sob medida para ganhar novas cores e possibilidades no encontro com os arranjos assinados por Paulo Malheiros.

— Será uma grande alegria esse encontro com as Anavitória. É sempre bom estar ao lado da nova geração, cumprindo a nossa missão de democratizar o acesso à arte. Quem estiver conosco no concerto com certeza irá se surpreender com a potência dessa união e possivelmente sairá com o desejo de conhecer ainda mais sobre a música orquestral —garante Toffolo.

Será o primeiro show que a dupla é acompanhada por uma orquestra. —Estamos muito felizes e empolgadas pra esse momento —declaram em uníssono. “Sempre que tivermos a oportunidade de ver nossas músicas de maneiras diferentes e trabalharmos com pessoas que admiramos, por certo vamos escolher fazer. É um sonho. Estamos curiosas para subir ao palco e ver esse encontro acontecendo. “Selva”, por exemplo, que é uma música do Cor (disco mais recente), nós nunca cantamos ao vivo, e fazê-la assim, grandiosa, vai ser bonito demais”.

O segundo encontro vai ser para marcar o início de um novo capítulo em uma das mais elogiadas parcerias do mundo da música. Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto estreiam “Valencianas II” na Praia de Copacabana. “Valencianas”, a primeira edição do espetáculo, foi concebida em 2010 para celebrar os 40 anos de carreira de Alceu Valença. O segundo volume do aclamado concerto, gravado ao vivo em Portugal, será lançado em todas as plataformas de streaming no dia 26 de agosto e celebrado com a apresentação gratuita no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. O músico pernambucano e a formação mineira prometem embalar e encantar o público com canções que marcam a história da música brasileira. Os arranjos são de Mateus Freire e a direção de cena de Paulo Rogério Lage. A apresentação é gratuita e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O concerto ressalta os elementos seminais da canção nordestina presentes na obra do compositor pernambucano e seu diálogo com outros gêneros, como o fado e a bossa, adaptados à linguagem camerística. “Valencianas II” reafirma o conceito abrangente e inovador iniciado nos premiados álbum e DVD, vencedores do Prêmio da Música Brasileira, em 2015. Registrado numa calorosa noite do inverno português, o novo projeto acrescenta outros clássicos do repertório de Alceu, como “Taxi lunar” (parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), “Papagaio do Futuro”, “Solidão”, “Na Primeira Manhã”, “Tesoura do Desejo”, “Pelas Ruas que Andei”, “Como Dois Animais”, entre outros.

—Valencianas é um projeto belíssimo, que traz este viés erudito para a minha obra. O concerto me dá a chance de ser o Pavarotti da Orquestra Ouro Preto (risos). Cantar com a OOP é realmente maravilhoso. Me sinto no paraíso”, saúda Alceu Valença. “Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. Por isso acreditamos que estava mais uma vez na hora de associarmos sua abrangência à versatilidade da Orquestra Ouro Preto— destaca o maestro Rodrigo Toffolo.

Anavitória e Orquestra Ouro Preto - SulAmérica Sessions 2022, dia 20 de agosto (sábado), às 21 horas, na Cidade das Artes Bibi Ferreira: Av. das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3325-0102. Ingressos: R$ 120 (inteira). Vendas pelo Sympla: https://bit.ly/3Ab7bwC. Classificação: Livre

Show de lançamento “Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto”, dia 28 de agosto (domingo), às 18 horas, na Praia de Copacabana. Posto 4 (em frente à Rua Constante Ramos) – Rio de Janeiro. Ingressos: Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira