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19/08/2022 - 07:35

Marketplaces omni crescem 93% na receita e 58% no número de pedidos

Consumidores priorizaram marketplaces na quinzena de Dia dos Pais; Showrooming também mostra força e cresce 37% no número de pedidos. Receita de marketplaces cresceram 93% no período, acumulando mais de R$ 6 milhões; números de pedidos avançaram 58%, totalizando 68 mil. Showroomings: 37% de crescimento no número de pedidos e 7% de aumento na receita. Ticket médio se manteve estável ante a 2021, que neste ano representou R$ 246 em comparação a R$ 239 do ano anterior.

No segundo domingo do mês de agosto (14) foi celebrado o Dia dos Pais, e a data agitou o varejo omnichannel, que integra as frentes físicas e digitais. Reforçando o comportamento digital do consumidor brasileiro após os anos mais intensos da pandemia, a receita das vendas via marketplace avançou 93% na quinzena do Dia dos Pais (31/07 e 14/08), chegando a R$ 6.4 milhões, em comparação com o mesmo período de 2021 (25/07 a 08/08), que somou R$ 3.3 milhões. Além disso, o número de pedidos omnichannel em marketplaces cresceu 58%, com um total de 68 mil pedidos, ante 43 mil no último ano, também considerando o mesmo período quinzenal. Os dados são da Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, com 45,6% de market share do setor.

Além dos marketplaces, outras categorias também puderam observar números positivos nas últimas semanas. A receita de vendas via site cresceu 17%, gerando R$ 104.9 milhões, e a de showrooming, 7%, com R$ 61.5 milhões, em comparação a 2021. No número de pedidos, os sites tiveram 531 mil pedidos, um avanço de 5%, enquanto o modelo showrooming cresceu 37%, com 119 mil pedidos. A tática de showrooming oferece dispositivos nas lojas físicas para que o consumidor possa consultar todo o estoque do negócio, numa espécie de “prateleira infinita”, com o acesso a outras unidades e a opção de receber as compras em casa ou buscar em outra loja.

O ticket médio das compras realizadas nos canais analisados (marketplace, site ou showrooming) chegou a R$ 246, um salto mais tímido, porém ainda positivo, frente aos R$ 239 em 2021. Levando em conta questões externas econômicas, o brasileiro está sendo mais cauteloso ao decidir quanto quer gastar, mesmo em datas comemorativas como o Dia dos Pais. O levantamento foi realizado a partir de dados da plataforma OMS da Linx, solução omnichannel para o varejo.

— A cada evento que representa um pico de vendas, conseguimos afirmar com mais certeza de que as técnicas omnichannel (que integram as frentes físicas e digitais) já fazem parte da rotina das pessoas. Portanto, a liberdade durante o consumo está sendo priorizada, desde como e onde comprar, até como pagar, e por fim, receber essas compras. Marketplaces funcionam como gigantescos shoppings virtuais, com uma variedade enorme de produtos, e esse protagonismo na data se justifica pelas facilidades oferecidas —comenta Ricardo Gonçalves, diretor de omnichannel da vertical de Digital da Linx.

A conversão de compras a partir da visita nos canais (marketplaces, sites ou showrooming) foi de 1,76%, em comparação com 1,55% em 2021. O levantamento foi feito a partir da solução Linx Impulse, presente em oito dos dez maiores e-commerces brasileiros, inclusive em grandes marketplaces como Americanas, Magalu e Carrefour.

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