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25/08/2022 - 08:02

Terminal Portuário Multiboyas no Peru tem alto nível de automação


Um ano após o início de suas operações. Possui sistemas automatizados de recepção, combate a incêndio, controle TAS e detecção de vazamentos.

Um ano após o início de suas operações, o Terminal Portuário Multiboyas para recebimento, armazenamento e despacho de combustíveis líquidos, localizado no distrito de Mollendo (Arequipa), a cargo da empresa Monte Azul Sur SAC, apresentou um alto nível de automação.

O terminal portuário possui cinco ilhas de carregamento de combustível com capacidade para até quatro produtos simultaneamente, por meio do sistema de autoatendimento ou autoatendimento, utilizando cartões criptografados.

O sistema é controlado remotamente e a carga é monitorada por câmeras da sala de controle, com o apoio de um supervisor de pátio. Como medidas de segurança, o sistema possui detecção remota do volume de carga, sistema de parada automática por transbordamento, parada de conexão à terra e canais de controle de derramamento.

Sistema de recebimento — O produto é recebido por via marítima, através de uma amarração multi-bóias conectada a três dutos submarinos, com capacidade de atendimento 24 horas, 365 dias por ano. O sistema de recepção marítima possui uma tubulação de água para a movimentação do produto do navio até o terminal, reduzindo sua permanência no berço. Esta água é proveniente dos tanques do produto, através de um sistema de detecção de densidade de última geração, para posteriormente ser recuperada, tratada e reutilizada novamente nos processos de recepção.

Entre as mangueiras e o PLEM, sob o mar, existem válvulas Break Away (desconexão automática), que permitem a desconexão e vedação da mangueira automaticamente, em caso de presença de ondas altas, evitando assim sua ruptura e vazamentos.

A ligação das mangueiras ao navio é feita através de um sistema de engate rápido, que permite desligá-las em 20 segundos, em caso de emergência.

Sistema contra incêndios — O sistema de incêndio é construído sob o padrão NFPA, possui um tanque de água de grande capacidade. Os tanques são equipados com câmaras de espuma e anéis de resfriamento. Além disso, o terminal possui bombas de incêndio elétricas e a diesel, com sistema redundante e conexão a um grupo gerador. Essas equipes estão localizadas em uma área com paredes à prova de fogo.

O sistema de alarme pode ser ativado no local e a partir da sala de controle, que pode gerenciar e monitorar o sistema de incêndio.

Sistema de controle TAS — O Terminal Portuário Multibóias Monte Azul conta com o sistema Honeywell TAS (Terminal Automation System), que controla a recepção do produto do berço aos tanques, o carregamento dos caminhões, o inventário dos produtos, o acionamento do sistema de proteção contra incêndio, válvulas principais, transferências de produtos e ordens de compra de clientes.

Este está conectado ao sistema SCOP (Order Order Control System), uma ferramenta de validação automática e em tempo real para o registro das transações realizadas entre os agentes autorizados, que é avaliada pela Agência Supervisora ​​de Investimentos em Energia e Mineração (Osinergmin).

Sistema de detecção de vazamentos no mar — As tubulações submarinas contam com o sistema de detecção de vazamentos por fibra ótica da Morken, o único do país que permite a detecção imediata de vazamentos, inclusive indicando o local exato onde está ocorrendo o vazamento. Este sistema funciona sob inteligência artificial, detectando as vibrações geradas por um vazamento de combustível e aprendendo a discriminar essas vibrações de outras, tornando sua detecção cada vez mais precisa automaticamente. | MM

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