Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2022 - 07:08

Submarino Riachuelo (S40) será incorporado à Marinha do Brasil


A Marinha do Brasil vai incorporar o submarino Riachuelo (S40) na Força de Submarinos no dia 1º de setembro de 2022 (quinta-feira).

A Cerimônia de Mostra de Armamento ocorrerá na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizado no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (CNI), e marcará a transferência do primeiro submarino convencional com propulsão diesel elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) para setor operativo da Força Naval.

Por meio de uma parceria estabelecida entre o Brasil e a França, o Prosub teve como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais —S40 Riachuelo, S41 Humaitá, S42 Tonelero e S43 Angostura—, o desenvolvimento e fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN10 Álvaro Alberto), a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no município de Itaguaí (RJ).

A concretização do programa fortaleceu setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país, priorizando a aquisição de componentes fabricados no país e sendo um forte incentivo ao nosso parque industrial, e dotou a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta.

O início se deu com a inauguração do prédio principal do Estaleiro de Construção e a usinagem das primeiras subseções cônicas, em dezembro de 2018 o Riachuelo (S40) é lançado ao mar, em outubro de 2019 é realizada a união das sessões do Humaitá, em novembro realizada a primeira imersão do Riachuelo (S40). E, em julho de 2020 acontece a ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, ainda em 2020 no mês de agosto é realizada a primeira navegação independente do Riachuelo, em outubro, o início montagem do protótipo do reator de propulsão nuclear, e dezembro, o Humaitá é lançado ao mar.

O Riachuelo é a sétima embarcação da Marinha do Brasil, e o terceiro submarino, a receber este nome, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865 na Guerra do Paraguai, e sua entrada em operação representa um considerável aumento da capacidade dissuasória da Marinha na segurança das riquezas do mar territorial e de suas rotas marítimas, responsáveis por 95% do comércio exterior do país.

Submarinos em testes — Outros quatro submarinos convencionais também estão passando por testes: o S41 Humaitá; S42 Tonelero e S43 Angostura, estão em diferentes estágios de construção nos estaleiros de Itaguaí. E o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”, — que é considerado pela Marinha como o principal projeto tecnológico do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira