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07/06/2008 - 21:39

Campo de Provas da Pirelli: 20 anos a serviço da inovação


Complexo de pistas instalado no Brasil é o laboratório de testes para o centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia.

Com 136 anos de expertise mundial na aplicação de tecnologias para o segmento automotivo, a Pirelli traz em seu DNA a marca da inovação. A reconhecida excelência na produção de pneus tem origem no trabalho consistente de investigação e análise científica. Seus centros de Pesquisa e Desenvolvimento, localizados na Itália, na Alemanha e no Brasil, trabalham em conjunto para atender 25 fábricas localizadas em 12 países, sendo cinco delas no País: Santo André (SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Gravataí (RS) e Feira de Santana (BA).

O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento da unidade brasileira possui um moderno e completo laboratório indoor de avaliação e estudo, localizado em Santo André (SP), além de um laboratório outdoor - o Campo de Provas Pirelli. Localizado em Sumaré (SP) o local é um espaço especialmente desenvolvido para a realização de testes mais rigorosos.

Fundado em 1988, o Campo de Provas da Pirelli foi a primeira pista de testes de um fabricante de pneus na América Latina e integra o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da companhia.

Com uma área de 200 mil metros quadrados, o Campo de Provas é um laboratório ao ar livre para testes de pneus de carros, motos, quadriciclos, ônibus, caminhões, veículos agrícolas e industriais, bicicletas e ainda pneus de competição, contribuindo para o processo de homologação de montadoras e para lançamento de novos produtos. O complexo reúne pistas on e off road, compostas por pisos de asfalto, terra, cascalho e paralelepípedos, com diferentes inclinações e traçados para testar os pneus nas mais severas e rigorosas condições de uso.

A única pista no mercado com um moderno sistema de irrigação em todo percurso, permite analisar e aprimorar a performance de pneus em pistas molhadas, e assim medir desempenho de pneus e veículos em condições de chuva, simulando desde situações de uso em trajetos com uma fina lâmina de água até pistas alagadas.

Para proporcionar maior precisão às análises, o Campo de Provas conta com uma “raia de vidro”, onde os pneus em teste passam por um trecho de pista de vidro equipada com uma câmera especial de alta velocidade para captar todos o pontos de contato do pneu com o solo e assim fornecer subsídios aos especialistas na análise de performance do pneu.

Além de testes, o Campo de Provas é utilizado para realização de eventos e atividades de marketing realizadas pela Empresa e por parceiros interessados em usufruir da completa infra-estrutura oferecida.

Visão panorâmica -Todos os trechos do complexo de pistas podem ser monitorados da torre de 20 metros de altura. Com visão panorâmica e estrutura para acomodar grandes equipes, o local torna-se um ponto de controle visual de todos os testes.

A completa infra-estrutura, a utilização de equipamentos mais avançados na indústria e rigorosos padrões de pista fazem do Campo de Provas da Pirelli, um laboratório bastante requisitado para exigentes testes realizados por montadoras de veículos e publicações especializadas do Brasil e de outros países.

Cada novo produto que a Pirelli lança no mundo passa pelas pranchetas, testes, estudos e avaliações realizadas na unidade brasileira de laboratórios indoor e outdoor.

Etapas de testes.: Saiba quais são e para que servem os principais testes a que são submetidos os pneus da Pirelli

Aquaplanagem - Esta avaliação determina a velocidade de aquaplanagem que um veículo pode atingir com determinado tipo de pneu. A velocidade de aquaplanagem é a velocidade na qual o pneu perde o contato com o solo, fazendo com que o veículo perca sua dirigibilidade e controle. É um teste fundamental para a condução segura em piso molhado.

Banda de Rodagem - Também conhecido como "Teste da Pista de Vidro", tem por objetivo analisar a influência do desenho da banda de rodagem no escoamento da água, bem como acompanhar a diminuição da área de contato do pneu com o solo conforme o aumento de velocidade do veiculo. O sistema desenvolvido especialmente para a Pirelli consiste na filmagem em alta velocidade que captura as imagens do pneu passando sobre um vidro de alta resistência, com um líquido contrastante. Em seguida estas imagens são encaminhadas para análise em softwares específicos.

Conforto Vibracional - Este teste tem por finalidade avaliar o pneu no quesito conforto, com o veículo trafegando em pisos irregulares.

Detalonamento - Este teste avalia a capacidade do pneu de manter-se acoplado a roda, quando um veículo percorre uma determinada curva. Determina-se a mínima pressão de inflação necessária para que o pneu não saia da roda.

Dirigibilidade - Este teste avalia o comportamento global do pneu, o nível de resposta e controle em desvios de trajetória, em velocidades altas e baixas e, em piso seco e molhado.

Frenagem no seco e no molhado - Este teste avalia a aderência dos pneus ao solo, quando submetidos a uma frenagem (seja ela com travamento das rodas ou não), por meio da medição da distância que o veículo percorre de uma determinada velocidade até sua parada total. O teste é realizado tanto em pista seca quanto molhada.

Impacto - Esse teste avalia a resistência do flanco dos pneus simulando um impacto contra obstáculos (guias, buracos, etc.). A partir dos resultados é possível determinar a máxima velocidade em que o pneu suporta o impacto sem apresentar bolhas e sem que o aro apresente deformação.

Off Road - Na pista off road da Pirelli são testados os pneus fabricados para o uso off road, ou seja, para uso em estradas de terra, pedra, areia e lama.

Os pneus são avaliados pela capacidade de garantir a dirigibilidade no seco e molhado, resistirem aos impactos contra obstáculos naturais e garantir a melhor tração e controle em terrenos acidentados e com pouca aderência.

Ruído - Este teste tem por finalidade evidenciar objetivamente a influência do pneu sobre o ruído interno em um veículo. É um teste realizado geralmente em complemento às provas subjetivas, procurando, assim, o melhor pneu em termos de conforto acústico para o usuário final.

Tratividade - Este teste avalia o escorregamento percentual dos pneus de tração do veículo em um trecho molhado, inclinado e retilíneo.

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