Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2022 - 08:51

CMA CGM cria um Fundo Especial para Energias de US$ 1,5 bilhão


Para acelerar a transição energética em transporte e logística. Um investimento de cinco anos e uma equipe dedicada para conduzir a transição energética. O objetivo é acelerar a descarbonização nas operações de transporte marítimo, terrestre e logística globalmente. Um grande compromisso com o desenvolvimento de soluções de economia de energia e eficiência energética.

O CMA CGM Group anunciou hoje que está criando um Fundo Especial para Energias, apoiado por um orçamento de US$ 1,5 bilhão para cinco anos, para acelerar sua transição energética e atingir zero carbono líquido até 2050.

O Fundo investirá para apoiar a produção industrial de novos combustíveis, bem como soluções de mobilidade de baixa emissão em toda a base de negócios do Grupo (transporte marítimo, terrestre e aéreo; serviços portuários e logísticos; escritórios). Ajudará a apoiar uma plataforma global de inovação desenvolvida em conjunto com grandes corporações, PMEs, start-ups e a comunidade acadêmica e científica.

Rodolphe Saadé, presidente e CEO do Grupo CMA CGM, disse: —O Grupo CMA CGM atua há muitos anos para proteger o meio ambiente. Está no centro de minhas convicções e de nossa estratégia. emergência climática é nosso dever fazer mais e acelerar nossas ações.

Esse fundo nos permitirá fazer investimentos substanciais em projetos inovadores para descarbonizar nosso negócio. Alocamos os recursos necessários para acelerar nossa transição energética e de todo o setor de transporte e logística—

Um Fundo estruturado em quatro linhas de foco para desenvolver as soluções de energia e mobilidade do futuro — O Fundo Especial para as Energias investirá em projetos inovadores para garantir o fornecimento de energias renováveis ​​e explorar novas soluções e protótipos para atender às ambiciosas metas de descarbonização que estão sendo perseguidas em toda a organização CMA CGM.

Primeiro foco: Apoiar o desenvolvimento e a produção de combustíveis renováveis — O Grupo CMA CGM já começou a responder às mudanças climáticas usando gás natural liquefeito (GNL) como combustível marítimo de transição.

O Fundo foi encarregado de (a) impulsionar o surgimento de instalações de produção em escala industrial para biocombustíveis, biometano, e-metano, metanol livre de carbono e outros combustíveis alternativos e (b) aumentar e garantir volumes de acordo com o Grupo necessidades, em parceria com outros grandes grupos industriais com expertise nessas tecnologias, ou com fundos de investimento ou start-ups promissoras.

O Fundo dá seguimento a projetos já identificados e lançados: o Projeto Salamander produzirá 11.000 toneladas de biometano de segunda geração por ano a partir de 2026. Como parte da parceria com a Engie, sua meta é gerar 200.000 toneladas de gás renovável por ano até 2028, para atender às necessidades da CMA CGM e do toda a indústria naval.

Um projeto de produção e liquefação de biometano, desenvolvido com a Titan, produzirá até 100 mil toneladas até 2025, com possibilidade de dobrar a produção até 2027.

Como parceiro do projeto Jupiter 1000 em Fos, o Grupo CMA CGM pretende continuar trabalhando com o consórcio em meios de produção em massa de e-metano de baixo carbono para seus navios e fornecer soluções para os desafios de descarbonizar redes de gás e gerenciar o natureza intermitente de certas energias renováveis.

Segundo foco: Acelerar a descarbonização de terminais portuários, armazéns e frotas de caminhões — O Grupo CMA CGM opera mais de 700 armazéns e cerca de 50 terminais portuários em todo o mundo. Está comprometida em permitir que essas instalações gerem eletricidade livre de carbono suficiente (eólica, solar, alimentada por biomassa, alimentada por hidrogênio) para se tornar autossuficiente em energia.

Os equipamentos portuários em uso serão eletrificados mais rapidamente sempre que possível e eficaz. A CEVA Logistics, subsidiária da CMA CGM, visa atender todas as suas necessidades de energia elétrica por meio de geração de energia livre de carbono até 2025. A subsidiária tem planos de instalar 1,8 milhão de m² de painéis fotovoltaicos e expandir o uso de iluminação LED.

Também será implementado um plano de transição para as frotas de caminhões, com foco particular na eletrificação dos caminhões da CEVA Logistics.

Terceiro foco: Apoiar, testar e lançar projetos na vanguarda da inovação — A CMA CGM está envolvida há muito tempo no apoio ao desenvolvimento de projetos, protótipos e testes.

Em fevereiro de 2020, o Grupo uniu forças com o Energy Observer para tornar o hidrogênio uma das fontes de energia de amanhã. Com o projeto Energy Observer 2, os parceiros deram um novo passo ao trabalhar juntos em um protótipo de navio porta-contêineres intra-regional alimentado por hidrogênio líquido e projetado para atender aos mais recentes padrões técnicos e logísticos. O projeto está focado no desenvolvimento de aplicações práticas para esta nova tecnologia, para permitir o transporte marítimo livre de carbono em maior escala, principalmente para curtas distâncias.

Graças a esse envolvimento de todo o Grupo, o Fundo dará aos campeões de projetos e nossos parceiros industriais a visibilidade – por meio da demanda do Grupo por fontes de energia de baixo carbono — e os recursos financeiros – por meio dos investimentos do fundo — necessários para tornar essas soluções amplamente disponíveis o mais rápido possível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira