Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2022 - 09:03

Belgo Bekaert investe no público interno

Para estimular o pensamento inovador e o intraempreededorismo. A empresa oferece formações e práticas em Inovação, em parceria com consultorias como a DTG e Troposlab.

Estimular a participação dos empregados, incentivando-os a contribuir com projetos e soluções, seja para melhorar o ambiente de trabalho ou aumentar a produtividade, não é uma missão fácil. É preciso criar um ambiente acolhedor, que os incentive a deixar os receios de lado e apresentem suas ideias. Formações como a Capacitação Design Thinking, elaborada em parceria com a consultoria internacional Design Thinking Group (DTG) e a Jornada Empreenda Belgo, desenvolvida com a aceleradora de negócios inovadores Troposlab, são formas que Belgo Bekaert encontrou para que as equipes de suas nove unidades espalhadas pelo país se sentissem à vontade para apresentar suas propostas. Ao todo, 160 empregados estão envolvidos em aproximadamente 260 horas de conteúdo, incluindo workshops, encontros em grupo e práticas.

A Belgo Bekaert, que possui um DNA inovador e trabalha com a personalização de muitos produtos e serviços, tem olhado com mais atenção para seu público interno. Essa história começou em 2019, quando a empresa abraçou uma missão: incentivar o intraempreendedorismo e a criatividade entre os empregados.

O primeiro passo foi criar um grupo de cultura interdisciplinar, chamado Encorajando Ideias, com a missão de promover a inovação na empresa, com a participação de todos. Na época, acreditava-se que existisse uma baixa motivação para os empregados contribuírem com ideias. Ao entrevistar mais de 400 pessoas, percebeu-se que motivação havia, sim, mas que era preciso criar os meios adequados para que as pessoas pudessem contribuir e aproveitar seu potencial.

—Do ponto de vista organizacional, o que achamos mais importante foi estimular a participação. Tradicionalmente, as empresas têm programas de sugestões, mas são arcaicos e dependem muito da liderança local para acontecer. O que fizemos foi utilizar uma plataforma que propiciou a colaboração da empresa e promoveu a interação entre os empregados. Partimos de um movimento de capacitação e de sensibilização para a transformação, por meio de lives, treinamentos, podcasts, rodas de conversa, mostrando a importância da Belgo Bekaert se transformar para encarar os desafios do futuro —explica a diretora de Gente, Cultura e Engajamento Clarisse Drummond.

Desde de abril de 2022, com a criação da Diretoria de Inovação e Digital, a Belgo Bekaert tem potencializado os avanços internos para uma cultura ágil e inovadora. Recentemente a empresa iniciou a formação de 80 empregados, que serão certificados em Design Thinking pela DTG após completarem a capacitação de 5 meses, realizada durante a jornada laboral. Os participantes serão estimulados a resolver desafios organizacionais com base no mindset dessa metodologia. —O principal objetivo é que os participantes desenvolvam habilidades e se tornem multiplicadores do Design Thinking, atuando de forma mais estratégica na cocriação de soluções para problemas complexos e apoiando o negócio através da facilitação colaborativa entre as diversas áreas da empresa— afirma o diretor de Inovação e Digital da Belgo Bekaert André Ghion.

A Jornada Empreenda Belgo também vem somar a esse movimento. Ela pretende acelerar ideias e projetos internos e vai envolver um time de 80 empregados, durante 3 meses, onde cada participante terá uma dedicação de 4 horas semanais para colocar seu desafio em prática. A proposta é que os participantes lancem suas ideias, desenvolvam protótipos, apresentem MVPs, estabeleçam métricas e indicadores, provas de conceito (POCs) e análises financeiras para a viabilidade e escalabilidade desses projetos, sempre orientados por um grupo de especialistas da Troposlab. —Esse é um programa mão na massa, para engajar ideias que evoluam para a implantação de projetos. Esperamos que com essas habilidades empreendedoras, os capacitados sejam propulsores da cultura de inovação na Belgo Bekaert e também contribuam para o lançamento de novos produtos e negócios que impulsionem os resultados da companhia— conclui Ghion.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira