Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2008 - 11:38

Financeiras: Copom faz o dever de casa e mostra que não vai dar trégua à inflação

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e a ASB Financeira acabam de divulgar nota conjunta em que apóiam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que elevou a taxa Selic para 12,25% ao ano agora há pouco. Segundo a nota, o Copom fez o dever de casa.

O conselheiro econômico da Acrefi, Istvan Kasznar, assegura que o Copom promoverá aumentos suficientes da taxa de juros básica da economia para conter a inflação. "É evidente que a inflação que estamos vivenciando é resultado também da conjuntura internacional, devido a um período de franca elevação das commodities e do petróleo. Mas, mesmo assim, O BC brasileiro vem deixando bem claro que vai tomar providências pontuais para que a meta de inflação seja cumprida. Agora, que somos investment grade, temos que preservar o que conquistamos com tanto sacrifício ", enfatiza.

O presidente da ASB, José Arthur Assunção, afirma que o Copom será implacável com a inflação durante todo o ano: “A taxa básica de juros vai ser elevada o quanto for preciso para evitar uma alta generalizada da inflação. Os últimos índices vieram acima do que o mercado esperava. Então, a decisão de aumento de 0,5 ponto hoje foi totalmente acertada. É hora mesmo de o Copom ser duro e promover um forte arrocho para o barco da economia não naufragar”, receita.

“O Brasil vem tratando de forma mais implacável a inflação do que a maioria dos países que vem passando pelo mesmo problema. Isso porque a memória inflacionária aqui ainda é muito forte. Estamos no caminho certo. Creio que a taxa Selic chegue, no mínimo, a 13,75% até o fim do ano. Para as próximas três reuniões, espero novas elevações de 0,5 ponto percentual”, prevê.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira