Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2022 - 08:43

Bicentenário da Independência do Brasil


Desfile em comemoração ao 7 de Setembro, os 200 anos da Independência do Brasil reúne multidão na Esplanada dos Ministérios, no Rio de Janeiro, São Paulo e, em todo Brasil.

Sob os olhares e aplausos de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar desfilaram no dia 7 de setembro (quarta-feira) nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. O desfile ocorreu após um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19.

O sol intenso, geralmente presente nos últimos meses em Brasília, na época de seca, não apareceu como se esperava neste feriado de Independência, fazendo com que o desfile ocorresse em um dia nublado e de vento frio na Esplanada.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou próximo a 9 horas da manhã. Antes de ir para a tribuna, o presidente quebrou o protocolo e decidiu caminhar pela pista, acenando para as arquibancadas, repletas de apoiadores. Nesse momento, paraquedistas do Exército desceram na Esplanada trazendo uma bandeira do Brasil. Em seguida, o presidente ocupou seu lugar na tribuna para o início do desfile, que foi marcado pela passagem da Esquadrilha da Fumaça. Os aviões cortaram o céu da Esplanada e deixaram um rastro de fumaça nas cores da Bandeira Nacional.

Entre os presentes na tribuna de honra, junto do presidente e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, estavam os ministros da Economia, Paulo Guedes, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do vice-presidente Hamilton Mourão. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também esteve no local.

Uma diferença do desfile deste ano para os passados foi a presença de 27 tratores, cada um representando um estado brasileiro e o Distrito Federal. A presença desses veículos no desfile buscou representar a importância do setor agropecuário no país.

Em campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro viu seus apoiadores na grande maioria do público presente. Pessoas com camisetas e bonés com o rosto e o nome do presidente gritavam seu nome a todo momento.

Uma multidão se espalhou pelo gramado da Esplanada durante o desfile, sem conseguir acessar as arquibancadas já lotadas. No meio do público, avistavam-se faixas com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal e ao comunismo. Bolsonaro não discursou durante o desfile.

No Rio de Janeiro, um dia de desfiles, salva de tiros e lembrança histórica — toda orla da praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro e, as janelas dos prédios em frente e nos entornos ficaram tomados de verde e amarelo, o palco principal para as autoridades foi montado nas proximidades do Forte de Copacabana, aliás, palco de salva de tiros de hora em hora, e todos os tiros de canhão disparados no final do evento.

Jornalistas e fotógrafos da imprensa brasileira e estrangeiras credenciados pela Secretaria de Comunicação do Planalto (Secom), e ainda sob revista militar partiram do Museu de Vídeo do Forte de Copacabana em direção à local estratégico montado à beira da praia para a cobertura do evento.

O público, estimado do evento em em 1 milhão chegou o tempo todo — crianças, idosos, jovens— , e aos poucos lotaram a Avenida Atlântica e as praias, em um dia de sol, — mas o maior número foi por volta das 15 horas quando começou os diversos shows como da Esquadrilha da CEU, Salto Livre da Brigada de Infantaria Pára-Quedistas “os Cometas (Exército), a Equipe Falcão da Força Aérea Brasileira (FAB), — com aterragem nas areias da praia e, Esquadrilha da Fumaça com diversas acrobacias nos céus de Copacabana, — o público aplaudiu o tempo todo.

Um carro de som estacionado próximo ao palco montado no posto seis, da Avenida Atlântica, tocou hinos patriotas, enquanto dezenas de jetsky, também com bandeiras do Brasil, fizeram manobras próximo à arrebentação da praia, agitando o mar.

No fim da manhã, o desfile naval da Marinha do Brasil e de países amigos chamou a atenção do público. Mais de 30 navios fizeram uma parada a um quilômetro da praia de Copacabana.

A principal cerimônia comemorativa do bicentenário da Independência começou à uma da tarde, na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, com mais uma salva de tiro de artilharia, que aconteceu a cada uma hora, desde às 8 da manhã.

O general André Luiz Novaes Miranda, comandante do Comando Militar do Leste, disse que a celebração do 7 de Setembro marca a integração do Exército com a sociedade.

Durante a tarde também teve inúmeras apresentações de bandas, como a do Fuzileiros Navais, do Primeiro Batalhão de Guardas da Força Aérea Brasileira, e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com vários popurris de músicas que sempre encantaram as pessoas, — Tim Maia, Roupa Nova, Michael Jackson, Raça Negra, entre outros.

Com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro, o governador Cláudio Castro, o vice-prefeito do Rio de Janeiro Nilton Caldeira(PL), representantes eclesiásticos da Igreja Católica, inúmeros militares do alto escalão, e demais autoridades, assistiram o último ato das comemorações do Dia 7 de Setembro que se encerraram às 16 horas, — horário aproximado em que a Independência foi proclamada, e que contou Navios da Marinha e a artilharia posicionada no Forte de Copacabana fizeram salvas de 21 tiros.

As ruas de Copacabana e entorno, cafeterias, bares, churrascarias, restaurantes, padarias, lanchonetes ficaram cobertas de verde e amarelo. E o Metrô Rio deu conta do escoamento de boa parte dos participantes do evento, embora por conta do fechamento de ruas e muito policiamento nos arredores da orla aconteceram a lentidão do trânsito, mas não chegou a ser problema.

Os vendedores ambulantes e, lojas, todos felizes com o faturamento, vendiam camisetas entre outros adereços nas cores verde e amarelo estavam espalhados nas ruas do Rio de Janeiro, Brasília, e em outros estados do Brasil.

— As cores verde, amarela, azul e até o branco, resgatadas do seu conjunto como ‘orgulho de ser brasileiro’ — é o que jornalistas do Portal e TV Fator Brasil tem observado nos últimos tempos nas ruas do país.

À jornalistas Bolsonaro em Copacabana disse que — o Brasil está decolando e no rumo certo, e é admirado no mundo— , citou a inflação e elogiou a economia comandada pelo ministro Paulo Guedes. A explicação é que atendemos aos mais humildes, aos mais necessitados, quando erraram, lá atrás, na política do ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’. 68 milhões de pessoas receberam o Auxílio Emergencial, e agora o Auxílio Brasil de R$ 600,00 — Nosso povo estava condenado a passar fome. Atendemos aos mais humildes, aos mais necessitados. O Brasil e seus números da economia invejam o mundo todo. Teremos inflação neste ano, sim, mas muito menor do que a Europa e até mesmo os Estados Unidos — frisou. O governo federal, promoveu a verdadeira reforma agrária — Mais de 400 mil títulos de terra entregues para pequenos produtores rurais3 concluiu.

Empire State Building é iluminado com as cores brasileiras — Um dos prédios mais icônicos do mundo homenageou o Bicentenário da Independência do Brasil no dia 7 de Setembro (quarta-feira).

O edifício Empire State Building, na cidade de Nova York, foi iluminado no dia 7 de setembro (quarta-feira) com as cores brasileiras, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

O evento foi coordenado pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York e contou com a participação da modelo brasileira Alessandra Ambrosio. A cerimônia marcou a homenagem que iluminou o marco norte-americano com o verde, amarelo, azul e branco da bandeira do País.

E assim, outras homenagens foram lembradas por brasileiros em Londres e, em outros locais do planeta.

Líderes internacionais publicaram mensagens — Autoridades de Estados Unidos, Reino Unido e Rússia lembraram a data e saudaram o Brasil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela data.

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, divulgou seus votos em nome do país na data da comemoração. No comunicado, Blinken disse que juntos, o Brasil e os EUA representam “as maiores democracias do hemisfério ocidental”. — Os Estados Unidos e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas. Os Estados Unidos e o Brasil continuam trabalhando para aprofundar nosso relacionamento estratégico e econômico vital. Juntos, nossos países podem garantir a paz e a segurança regionais promover os direitos humanos e a justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações — diz trecho da mensagem de Blinken.

A Rainha Elizabeth II também deixou sua homenagem ao Dia da Independência, ‘um dia antes do seu falecimento’ (manhã de 08/09/22). — Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos — disse em mensagem a Rainha Elizabeth II.

O presidente da China, Xi Jinping, enviou felicitações ao Brasil pelo bicentenário da Independência. Ele desejou prosperidade ao país e felicidade aos brasileiros.

Jinping afirmou que o Brasil segue — o caminho do desenvolvimento pacífico de independência e autonomia —, com papel importante em assuntos regionais e internacionais. Também destacou que as relações sino-brasileiras têm resultados — frutíferos” de cooperação e crescimento “estável”—.

— Atribuiu o grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil, e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de Parceria Estratégica Global China-Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos — escreveu Xi Jinping.

Também as Chancelarias escreveu perfil oficial do twitter da Chancelaria argentina publicou uma mensagem ao povo brasileiro também. — Saudamos o povo brasileiro e seu governo por conta da celebração de 200 anos da sua independência. Seguiremos trabalhando para uma integração cada vez mais forte — diz a publicação.

Chancelaria do México — O Ministério das Relações Exteriores do México também utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem ao povo brasileiro. — Em nome do governo, a chancelaria estende os parabéns ao povo e ao Governo do Brasil, pela celebração do Bicentenário de sua Independência — diz o texto.

Chancelaria do Peru — O perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores do Peru também se pronunciou sobre a data no Brasil. — O Peru comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, celebra sua história e cultura e deseja uma irmandade peruano-brasileira cada vez mais plena, com democracia, prosperidade e desenvolvimento sustentável — diz a publicação.

Muitos artistas se manifestaram na data: Karina Bacchi, apresentadora, atriz e ex-modelo brasileira publicou no seu twitter um registro em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília (DF), e fez um apelo religioso, pedindo orações pelo país. —Que a integridade e o caráter de ‘Deus’ se manifestem em nossos governantes, em nossas ações e decisões! Em nome de Jesus, por valores eternos! Somos um país independente há 200 anos, mas somos dependentes de Deus com orgulho, temor e amor — comentou.

Muito políticos e candidatos foram à comemoração do Bicentenário da Independência em Copacabana, Rio de Janeiro, destaque para a candidata à senadora Clarissa Garotinho (União Brasil) — motivo de orgulho ter participado de um dia histórico para o Brasil: as comemorações do Bicentenário da Independência no Rio de Janeiro. O ‘Datapovo’ mostrou o quanto o presidente @jairbolsonaro é querido. Vamos rumo à vitória— disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira