Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2022 - 08:18

Estátuas de estudantes somem dos monumentos à educação do Unicef


E reaparecem nas ruas . Criada pela Artplan para o Unicef, ativação quer chamar a atenção para a evasão escolar e sensibilizar a sociedade para o voto consciente.

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Além deles, outros milhões estão na escola, mas não conseguiram aprender na pandemia e estão em risco de evadir. Para chamar a atenção de eleitoras e eleitores para a urgência de priorizar a Educação na hora do voto, e acompanhar de perto o tema nos próximos quatro anos, faltando poucas semanas para as eleições, o Unicef instalou monumentos em São Paulo, Belém e Salvador como uma homenagem à educação e uma crítica à evasão escolar.

A ação, assinada pela Artplan, foi dividida em três fases. A primeira, em 09 de setembro, foi a entrega dos monumentos, com esculturas em tamanho natural, que retratam uma sala de aula com uma professora e sete alunos, representando os 47 milhões de estudantes da Educação Básica brasileira, matriculados em mais de 180 mil escolas em todo o Brasil. Os locais escolhidos para os monumentos são o Parque do Ibirapuera (São Paulo), Parque da República (Belém) e Largo do Campo Grande (Salvador). As cidades foram escolhidas por serem as capitais dos estados mais populosos das três regiões em que o Unicef atua: Norte, Nordeste e Sudeste.

Na segunda fase, em 13 de setembro, as esculturas que representam as crianças sumiram, deixando as salas de aula vazias, apenas com a professora.

No dia 15, estas estátuas reapareceram nas ruas do entorno representando crianças em situação de vulnerabilidade – catando latinha, vendendo balas, segurando um bebê, em cadeira de rodas, pedindo esmola, sofrendo bullying, entre outros, situações que o Unicef identificou como sendo as principais causas da evasão escolar.

Durante a ativação, os embaixadores do Unicef – Thaynara OG, Lázaro Ramos, Renato Aragão – o conselheiro do Unicef, Luciano Huck, e demais influenciadores engajados, como a professora Jessilane e a cantora Iza, levaram para as suas redes sociais a relevância da iniciativa, bem como questionamentos, de acordo com as fases correspondentes ao momento dos posts.

Junto com a ativação dos Monumentos, o Unicef lançou no dia 15 (quinta-feira) a pesquisa “Educação em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo IPEC.

“O País está diante de uma crise urgente na Educação. Há, pelo menos cerca de, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir. É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Por isso, o Unicef vem a público fazer esse alerta e conclamar eleitoras e eleitores a votar pela Educação”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef no Brasil.

“É urgente e necessário que possamos cobrar de nossos candidatos a educação como um dos itens prioritários de suas campanhas, ainda mais quando temos a clareza da quantidade alarmante de crianças e adolescentes que estão fora da escola. Por meio desta iniciativa, junto a uma instituição tão respeitada como o Unicef, buscamos sensibilizar a população para a relevância de não aceitar nenhuma criança ou adolescente fora da escola e para a importância de entendermos a fundo os motivos de tanta evasão", avalia Duda Moncalvo, diretor-geral da Artplan em Brasília. |Filme: https://bit.ly/3BJTmqH

Agência: Artplan Comunicação | Cliente: Unicef | Campanha: #votepelaeducação | Aprovação no Cliente: Michael Klaus, Camilo Leon e Elisa Reis | Diretor-Geral: Duda Moncalvo | Diretor de Criação: Gustavo Tirre | Redator: Thiago Diniz | Diretor de Arte: Gustavo Viana | Conteúdo e Engajamento: Nara Grillo | Diretora de Atendimento: Cacá Malta | Equipe de Atendimento: Clara Bianchi, Renata Vinagre, Gabriel Moura e Felipe Martins | Diretor de Planejamento: Fernando Torres |Equipe de Planejamento: Lucas Garbulha e Ana Quintiliano | Diretora de Mídia: Maira Orempuller | Equipe de Mídia: Thayse Arruda, Viviane Amaral, Filipe Braga, Fellipe Freitas e Iago Joston | Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin | Equipe de BI: Larissa Alves | Diretor de Produção: Daniel Oda | Produção e RTV: Fernanda Mesquita, Bruno Werner, Rafael Toscano, Amanda Sampaio e Julia Maia | Produtora de Vídeo:  Madre Mia | Diretor do Filme: Kiko Lomba | Produtora de Áudio: Lira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira