Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2008 - 07:05

O sabor de Gordon Ransay

Em Paixão pelo Sabor, lançamento da Editora Larousse do Brasil, o polêmico chef do reality show Hell´s Kitchen, Gordon Ramsay apresenta receitas comentadas.

Paixão pelo sabor | Editora: Larousse do Brasil | Autores: Gordon Ramsay e Roz Denny | Tradução: Carolina Mesquita e Sheime Pereira Denadai | Formato: 20,5 X 24,0 cm, 192 páginas | ISBN: 978-85-7635-289-1 | Preço: R$ 59,90.

Em “A Paixão pelo Sabor”, lançamento da Editora Larousse do Brasil, o chef Gordon Ramsay, o polêmico comandante do reality show Hell´s Kitchen, apresenta sua trajetória como chef de cozinha a partir de suas receitas. Escrita em conjunto a Roz Denny, as 192 páginas do livro são repletas de fotografias que impregnam as páginas de sabor.

“Presumo que aqueles que comprarem este livro para experimentar as receitas tenham a habilidade de um entusiasta. Há alguns atalhos para o sabor supremo, mas se os passos dados forem seguidos de maneira meticulosa e lógica, fica bem simples atingir resultados excelentes”, diz o chef na apresentação do livro.

São dez capítulos de receitas, divididos em: Pedras Fundamentais; Sopas; Entradas; Massas e risotos; Legumes; Peixes e frutos do mar; Carnes, caças e aves; Sobremesas; Sorvetes e sorbets; e Toques finais. Sendo que cada um deles é iniciado com um comentário do chef sobre suas escolhas e combinações preferidas.

No capítulo Pedras Fundamentais, Ramsay apresenta os elementos essenciais de sua cozinha, como o Caldo de legumes à la nage e a massa folhada caseira. Estes, predominam em quase todas as receitas, “Sendo bases úteis para se ter à mão quando se quer permitir que sua própria criatividade culinária flua livremente”, explica o chef.

A cautela rigorosa de Ramsay com seus pratos abrange todas as etapas, desde a escolha dos ingredientes, os utensílios de cozinha, o preparo e o servir. O preciosismo do chef com seus pratos fica ainda mais claro quando fala de sua preferência em trabalhar com peixes e frutos do mar.

“Passo muito tempo preparando o peixe, cortando, procurando meticulosamente por espinhas, e depois embrulhando em filme plástico e resfriando antes do preparo – um processo que melhora a forma e deixa a carne firme”.

Para garantir o êxito durante o preparo das receitas, Gordon Ramsay cuidou de apresentar um glossário com cada um dos termos mais freqüentes nas cozinhas, destinado aos ‘cozinheiros de primeira viagem’, que ainda não estão familiarizados com palavras como “suar”, “salter” e “infusão”.

Os autores - Gordon Ramsay: O mais talentoso chef britânico começou sua colorida carreira como jogador de futebol profissional do Glasgow Rangers. Uma mudança radical na direção o levou a trabalhar por 3 anos como subchef de Marco Pierre White no restaurante Harvey’s. Em seguida passou dois anos com Albert Roux no Le Gavroche. Depois disso, trabalhou nas cozinhas dos superchefs Guy Savoy e Joël Robuchon. Com 26 anos de idade, abriu seu primeiro restaurante, o Aubergine, que rapidamente ganhou duas estrelas Michelin. Em 1998, abriu outro restaurante, o Gordon Ramsay, no local onde anteriormente ficava La Tante Claire. Um ano depois, abriu o Pétrus, com Marcus Wareing como Chef Patron, e em 2001 inaugurou o Gordon Ramsay do Claridge – e ambos ganharam estrelas Michelin. Atualmente, Gordon é o único chef britânico que tem quatro estrelas Michelin.

Roz Denny: escritora de culinária, autora de mais de 20 livros de culinária em uma ampla variedade de tópicos – desde culinária para crianças até cozinha. Além disso, é também consultora de economia doméstica para grandes indústrias de alimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira