Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2022 - 07:50

“Suicídio e Internet”


No mês dedicado à prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), está sendo lançado o livro.

O tema, inspirado na própria vida da autora que com menos de dez anos de idade já tinha tentado se matar, ganha ainda mais importância porque o suicídio é considerado a segunda maior causa de morte no mundo.

No mês dedicado à prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), a bacharel em Direito pela PUC/MG, pesquisadora e especialista em Crimes Cibernéticos pela Coursera (EUA), Carolina de Souza, faz o lançamento no País de seu livro “Suicídio e Internet”.

Com tema inspirado na própria vida da autora, que com menos de dez anos de idade já tinha tentado se matar, o livro traz um estudo científico e social sobre o suicídio.

Esse assunto ganha importância, porque de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa é vítima de suicídio no mundo, somando 800 mil por ano. O suicídio é considerado a segunda maior causa de morte no mundo, perdendo somente para as ocasionadas no trânsito.

Outro dado importante é com relação ao gênero, ou seja, as mulheres tentam cometer o suicídio 30% a mais que os homens. Porém, o número de mortes por suicídio entre os homens é maior, porque eles acabam utilizando técnicas mais letais, como o uso de armas, por exemplo.

A obra — Lançado pela editora Dialética e com 228 páginas, o livro aborda de forma didática o significado do suicídio, de acordo com a definição de vários autores, propondo uma análise do ato sob os âmbitos jurídico, sociológico, psicológico, informático e até político. A obra aprofunda, ainda, a discussão, mostrando o papel relevante da globalização e o vínculo entre a internet e a prática dos atos suicidas. Como também, discorre sobre o marco civil da internet e a participação em suicídio.

— O suicídio é um movimento social e não individual. Conhecer as multifaces do suicídio requer uma pesquisa aprofundada e um estudo sistêmico — afirma Carolina.

Rico em referências bibliográficas, a obra está dividida em três tópicos principais. São eles: “O Suicídio e sua Evolução Histórica”; “Crime de Participação em Suicídio, Automutilação e a Legislação Brasileira” e “Da Internet, dos Crimes Cibernéticos, da Liberdade de Expressão e da Participação em Suicídio e Automutilação pela Internet”.

— O suicídio é evitável com intervenções oportunas, em geral de baixo custo, baseadas em evidências. Por isso, nosso olhar deve estar sempre atento às pessoas à nossa volta para oferecer ajuda — destaca a autora.

O livro está disponível para venda nos principais marketplaces e no site: www.editoradialetica.com

Para falar sobre esse importante tema, considerado ainda um tabu, sugerimos uma entrevista com Carolina de Souza. Com 30 anos de idade, a autora é natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, com bacharelado em Direito pela PUC-MG/Poços de Caldas, e especialista em Crimes Cibernéticos pela Coursera, Califórnia (EUA) e em Educomunicação para Prevenção do Suicídio, pela Fundação Demócrito Rocha e Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Atualmente, é pós-graduanda em Direito Sistêmico e Constelações Sistêmicas pelo Instituto Innovare.

“Suicídio e Internet” | Editora: Dialética | 228 Páginas. Venda: Nos principais marketplaces e no site: www.editoradialetica.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira