Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2022 - 06:54

Diversidade energética do Brasil é oportunidade para atração de investimentos

O Brasil reúne vantagens competitivas que colocam o país como polo de atração de investimentos e oportunidades para o aporte de capital internacional. Essa visão foi compartilhada por Luís Henrique Guimaraes, CEO da Cosan, durante almoço-palestra realizado, no dia 27 de setembrop (terça-feira), na Rio Oil & Gas 2022.

Para Guimarães, as cinco vantagens competitivas do Brasil — grande produção de alimentos, oferta de petróleo e gás, protagonismo em energias renováveis, mineração de alta qualidade e um potencial para emissão de créditos de carbono —formam o cenário perfeito para acelerar o desenvolvimento do país. —Passamos por um período de instabilidade mundial onde se debate o custo de energia alto e a importância da segurança energética. As empresas terão de olhar quais países e locais terão de investir —frisou Guimarães.

Segundo o executivo, o Brasil tem atrativos como menor custo de energia em comparação com outros países, o que é uma variável importante para as indústrias.

— Quando analisamos o cenário, acho que o Brasil é uma ótima oportunidade para investimentos. Sou extremamente otimista. Nos próximos dez anos, temos uma grande oportunidade para desenvolver o país e acredito ainda no empreendedorismo como uma ferramenta para o crescimento — ressalta.

Guimarães destacou que, ao longo dos últimos anos, o país conseguiu desenvolver uma malha ferroviária mais eficiente, impactando positivamente os custos logísticos e a menor emissão de carbono. —Hoje, conseguimos transportar cargas de Rondonópolis a Santos em 70 horas, com segurança—.

O executivo da Cosan ressaltou também o mercado de carbono como um diferencial competitivo. “O offset de carbono em várias formas será uma moeda, uma mercadoria de muito valor. O Brasil pode produzir mais crédito de carbono do que muitos países juntos”. Guimarães aposta ainda no desenvolvimento de biocombustíveis avançados, como o etanol de segunda geração e os combustíveis de aviação mais sustentáveis (SAFs). —Nesse momento, a Raízen constrói três plantas de etanol de segunda geração. E vamos construir mais 20 nos próximos anos — concluiu o CEO.

. Rio Oil & Gas 2022, com Congresso de 26 a 29 de setembro (segunda a quinta-feira), das 8 às 18 horas, e das 12 às 20 horas (Exposição e Eventos Paralelos), no Boulevard Olímpico “Armazéns 1, 3, 4, 5, Utopia”, Armazém IBP (Mural “Etnias”) e Espaço Kreimer). | https://www.riooilgas.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira