Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2022 - 09:09

Cuidado com a dermatite atópica

Tema de campanha lançada pelos dermatologistas brasileiros.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha de 2022 de conscientização sobre a dermatite atópica. Com o mote “Dermatite atópica: saiba como controlar”, o objetivo é alertar a população sobre os cuidados com relação a essa doença que tem tratamento e pode ser controlada. Ao longo de todo o mês, a SBD publicará conteúdo em duas redes sociais (cards, animações, vídeos, textos com informações etc.) voltados para a comunidade, trazendo dicas e orientações.

Segundo o vice-presidente e um dos coordenadores da campanha de 2022, Heitor de Sá Gonçalves, a dermatite atópica, ou DA como é chamada pelos médicos, não é uma doença contagiosa. —Como dermatologistas ouvimos diariamente relatos de nossos pacientes sobre preconceitos que sofrem em virtude das lesões que aparecem na pele. Por isso, fazemos essa campanha para mostrar à população que essa doença existe, tem tratamento e não existe nenhum perigo de contágio — disse.

Tratamentos — Nos conteúdos distribuídos pela SBD, serão enfatizados os sinais e sintomas da DA; as formas de tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS); e a indicação dos fatores podem desencadear ou piorar o quadro. Além disso, serão exibidos vídeos com depoimentos de dermatologistas da SBD, que foram convidados a esclarecer dúvidas e apresentar a verdade com relação aos mitos e boatos que trafegam pela internet.

— Atualmente, existem ótimas notícias para os pacientes, pois os tratamentos estão evoluindo muito. Um dos mais recentes, que ganhou bastante destaque no Congresso da SBD desse ano, é o uso de drogas inibidoras de JAK, que trata as formas mais graves da dermatite atópica —destacou Rosana Lazzarini, assessora do Departamento de Alergia Dermatológica e Dermatoses Ocupacionais da SBD e uma das coordenadoras da campanha 2022.

Ela explicou ainda que o objetivo do tratamento da dermatite atópica é buscar o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. De acordo com a especialista, em virtude da pele ressecada, a base do tratamento é o uso de emolientes ou hidratantes.

— A hidratação da pele é fundamental, pois melhora sua barreira natural. Em geral, com cuidados simples, como aplicação de hidratante várias vezes ao dia e uso de sabonetes suaves, sintéticos, que não agridem o pH da pele, e se evitando banhos quentes e demorados, há um controle no quadro. No entanto, para fazer o tratamento mais adequado é fundamental que o paciente busque um dermatologista, que saberá conduzir de forma correta o caso— esclareceu Rosana Lazzarini.

Grandes dobras — A DA é uma doença genética, crônica e que acomete, principalmente, as grandes dobras do corpo, como braços, joelhos e pescoço. Algumas de suas principais características são coceira e pele seca. É uma doença que aparece bastante comum em crianças. Aproximadamente 70% das crianças que apresentam a doença na infância evoluem com remissão na adolescência, embora alguns casos recidivem na vida adulta.

— Em caso de manifestação de quadros de lesões avermelhadas na pele, acompanhadas de coceira intensa, recomenda-se a busca por um dermatologista de confiança. Somente este médico poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto— concluiu o vice-presidente da SBD.

. Mais sobre a doença: https://www.sbd.org.br/dermatiteatopica

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira