Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2008 - 07:41

CIAB 2008: CPqD leva soluções contra fraudes bancárias

Instituições financeiras investem mais de US$ 1 bilhão por ano em tecnologias para garantir segurança em transações.

Campinas - O total de operações de Internet Banking realizadas por pessoas físicas aumentou nada menos que 786% em seis anos, passando de 359 milhões em 2000 para espantosos 2,9 bilhões em 2006, de acordo com dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Mas, apesar de todos os seus comprovados benefícios, essa evolução tecnológica trouxe ao setor financeiro uma dor de cabeça que antes não existia: as fraudes eletrônicas via Internet.

Os pesados investimentos que os bancos aplicam na prevenção desses crimes dão uma idéia geral do tamanho da preocupação com o tema. Ainda segundo a Federação, um montante que gira em torno de R$ 1,2 bilhão é aplicado anualmente em tecnologias para garantir a segurança das transações eletrônicas. Estes temas serão tratados no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), maior evento do setor financeiro da América Latina, promovido pela Febraban.

Entre outras soluções, serão apresentados no evento produtos que visam resolver a questão das fraudes eletrônicas e otimizar a gestão de segurança da informação. O CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, por exemplo, vai expor produtos que atendem a demandas específicas, como a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos, solução que inclui software, consultoria e tecnologia de redes neurais que permite à instituição analisar operações e determinar eventuais tentativas de fraude. A solução serve a vários canais de transação, mas é usada principalmente para operações com cartões de crédito e débito. "Isso porque essa é a maior preocupação dos clientes dos bancos", explica Anderson Gomes, da Diretoria de Mercado Corporativo do CPqD.

Há também a Gestão de Segurança da Informação, um serviço de consultoria que, com uma abordagem metodológica, torna possível avaliar pontos de falha ou melhoria na segurança das operações bancárias para todos os canais de transações, incluindo PCI. "Dessa forma é possível encontrar problemas na segurança e corrigi-los, fazendo um trabalho de prevenção", diz Gomes.

Evento - Essa é a 18ª edição do Ciab que, dentro do setor financeiro, é considerado o maior evento da América Latina. O tema desta edição será "Tecnologia e Segurança". Nas últimas edições, registrou-se uma média de 1.500 congressistas (nacionais e internacionais). Além disso, participam anualmente cerca de 15 mil visitantes, além de aproximadamente 80 expositores. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Perfil do CPqD - Há 31 anos atuando em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira